23/12/2015

Administração Municipal destina lixo eletrônico corretamente

Campanhas já somam 17 toneladas de lixo eletrônico recolhidos desde 2013...

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu a 2ª Coleta de Lixo Eletrônico de 2015. A campanha “Seja um Papai Noel Consciente” reuniu, aproximadamente, 1,5 toneladas de material descartado pela comunidade. A empresa, especializada em fazer o desmanche dos aparelhos, recolheu o lixo eletrônico no dia 23 de dezembro. O prefeito Regis Luiz Hahn e o secretário da pasta, André Dall’Agnol acompanharam o carregamento do lixo.

A campanha “Seja um Papai Noel Consciente” teve sua 2ª edição em 2015 e recolheu mais de 1.500 toneladas de material eletrônico. O recolhimento do lixo ocorreu nos dias 14 e 15 de dezembro. Equipamentos movidos à energia elétrica, como computadores, televisores e periféricos, aparelhos telefônicos e eletrodomésticos em geral foram recolhidos. A empresa caxiense que recebeu os materias é especializada no desmanche, separação e descarte de eletrônicos. Depois de entregues os materiais, a Prefeitura deve receber um certificado de descontaminação.

“Desde 2013 já foram recolhidos mais de 17 toneladas de material eletroeletrônico. Nos preocupamos com o descarte correto desses materiais tão nocivos ao Meio Ambiente. A destinação correta de todos os tipos de lixo produzidos é uma das preocupações da Administração Municipal, por isso criamos campanhas de recolhimento de lixo agrotóxico, eletrônico, entre outros”, declarou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol.

O recolhimento de lixo eletrônico não é de responsabilidade dos orgãos públicos. No entanto, a Administração Municipal, preocupada com o descarte correto dos resíduos sólidos, criou campanhas para prevenir que este lixo chegue ao meio ambiente. O secretário ressalta ainda que “existe uma Lei Federal que diz que o retorno de produtos que não funcionam mais deve ser feito no local da compra ou para a empresa que o produz”.