10/01/2020

Secretaria de Administração

Administração Municipal de Nova Petrópolis investe em melhorias na área de tecnologia

Cerca de R$ 200 mil foram investidos na aquisição de equipamentos e licenças

Em dezembro de 2019 foram concluídas as melhorias previstas no projeto de ampliação e modernização dos sistemas e tecnologias da Prefeitura de Nova Petrópolis. O investimento de, aproximadamente, R$ 200 mil, possibilitou a compra, por meio de processo licitatório, de modernos servidores, implementação de máquinas virtuais e aumento da capacidade de armazenamento de arquivos digitais, além da aquisição de dispositivos de segurança digital mais efetivos, licenças de sistemas operacionais e outras melhorias. Sistemas de gestão pública e serviços online, como a Nota Fiscal Eletrônica e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), foram modernizados com os investimentos.

A implantação de mais de 12 máquinas virtuais em dois novos servidores, que operam a uma velocidade de 196 GB de memória RAM, permitiram ao Departamento Municipal de Tecnologias e Informação gerenciar, de forma mais eficaz, os sistemas de mais de 500 computadores que a Prefeitura de Nova Petrópolis possui. O gerenciamento de backup, ou seja, as cópias de todos os processos digitais feitos nas máquinas virtuais, passou a ser realizado de forma automática e completa diariamente, o que garante a preservação dos dados em casos de falhas no sistema ou mesmo invasões no meio virtual.

O cadastro digital de funcionários públicos é outra inovação possível graças aos investimentos. Por meio desse cadastro, cada servidor Municipal recebe nome de usuário e senha, que utilizam para acessar computadores em toda a rede da Prefeitura de Nova Petrópolis e imprimir documentos nas impressoras da Administração Municipal. Todas essas ações são gerenciadas pelo Departamento de Informática, que configura os níveis de acesso a páginas de internet e serviços online dos servidores públicos de acordo com as funções que desempenham. O sistema também possibilita ao departamento acompanhar e emitir relatórios, tanto dos acessos à internet, quanto das impressões feitas pelos usuários.

A aquisição de um firewall, dispositivo de segurança do sistema, reforçou ainda mais as defesas contra invasões virtuais. O equipamento é atualizável e possui filtros poderosos contra ameaças no meio virtual. Outra melhoria é o aumento da capacidade de armazenamento de arquivos digitais. Atualmente, a Administração Municipal conta com 48 terabytes de espaço para armazenar dados e documentos digitais, tais como notas fiscais, protocolos, editais dentre outros. Além da compra de equipamentos, também foram adquiridas licenças de uso e gerenciamento de sistemas operacionais dos servidores adquiridos e periféricos, como switch gerenciável e nobreaks.

De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, o investimento na área tecnológica, além de melhorar o trabalho interno da Administração Municipal, traz benefícios para o cidadão. “Com a modernização das tecnologias tornamos mais eficazes e ágeis muitos processos na Prefeitura, o que resulta em serviços de mais qualidade para a população. Além disso, arquivos dos sistemas das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto, como prontuários médicos e relações de notas de estudantes, por exemplo, ficam armazenados nos servidores. Investir na segurança desses dados é de muita importância”, destaca o prefeito.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.