28/11/2014

Administração municipal de Nova Petrópolis inaugura obras de acessibilidade

Rampa, plataforma elevadora e piso tátil conferem acessibilidade à prefeitura do Município...

Nova Petrópolis celebra 60 Anos de emancipação político-administrativa em 2015. Seis décadas após a sua instalação, o Município terá a possibilidade de receber a todos em sua sede. O governo do prefeito Regis Luiz Hahn e vice-prefeito Gregor Hermann inaugurou hoje, 28 de novembro, as obras de acessibilidade da prefeitura de Nova Petrópolis.

Rampa, plataforma elevadora e piso tátil dão condições de acesso às pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e deficientes visuais até o segundo pavimento do edifício, onde localiza-se a sede do governo municipal. Autoridades municipais, civis, militares e religiosas prestigiaram a cerimônia.

“Inaugurar a rampa de acesso e o elevador é a realização de um sonho para mim. Não é um sonho muito grande, mas, certamente, vai mudar a vida de muitas pessoas”, disse o prefeito. Lelo fez uma reverência especial aos amigos cadeirantes Ewaldo dos Santos, Jeferson Hoffmann e Elsin Pinnow (Maninho).

Em um pronunciamento emocionado, o prefeito Regis Luiz Hahn contou sobre a amputação de sua perna esquerda, sobre a dificuldade enfrentada após e sobre a superação que teve a cada dia, amparado por familiares e amigos. “Eu sou um amputado, faço parte deste time e sei da importância que esta obra de acessibilidade têm para os deficientes, para os idosos, enfim, para todas as pessoas que têm mobilidade reduzida”, declarou.

“Sou muito feliz hoje por estar inaugurando esta obra. Nossa administração também adquiriu ônibus com acessibilidade, fez a demarcação de vagas para deficientes físicos. Enfim, nos preocupamos em dar possibilidades iguais àqueles que têm necessidades diferentes”, citou. O prefeito Lelo também lembrou que em 1996 sentou-se com os amigos Ade e Jacó para fazer o projeto das rampas nas calçadas. “Eles foram os precurssores desta luta, Jacó e Ade. Infelizmente não estão mais entre nós para ver essa obra hoje”, disse Lelo.

O presidente da Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência PPD’s Azaléia, Neri Räder agradeceu a atenção da administração municipal com a entidade e parabenizou ao prefeito Lelo e equipe pela realização das obras de acessibilidade à prefeitura municipal de Nova Petrópolis.

Em nome da equipe ecumênica, o pastor Murilo Jung declarou que a inauguração dessa obra é um marco para Nova Petrópolis. “A partir de hoje as pessoas que não usam as escadas também podem subir à prefeitura. Hoje a dignidade dessas pessoas foi reconquistada, pois houve uma mudança de cultura, muito além de uma adequação. Desejo que isso se espalhe por toda nossa cidade”, conclui o pastor ao proferir a bênção.

Após o descerramento da fita inaugural, cadeirantes e familiares subiram à prefeitura municipal utilizando o elevador e foram recebidos no Gabinete Oficial do prefeito. “Tenho vontade de aplaudir cada um que entra aqui, porque é um sonho realizado vê-los aqui no Gabinete”, disse Lelo.

A obra respeita as normas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 9050 e NBR 9077. O valor total do investimento realizado com recursos próprios foi de R$ 98.120,71. A empresa Germânica Comércio e Construções Ltda foi responsável pela execução da obra da rampa de acessibilidade nova escadaria, colocação do piso tátil e preparação do local para a colocação da plataforma elevadora. A plataforma elevadora foi instalada pela Thyssenkrupp Elevadores S/A.