22/03/2016

Administração Municipal contrata sistema de saúde e aprimora atendimentos à comunidade

Todas as Unidades Básicas de Saúde foram informatizadas e profissionais receberam capacitação...

Nova Petrópolis investe em saúde. Programas de incentivo e promoção de saúde são compromissos da Administração Municipal. Desde 2013, já foi inaugurada uma academia de saúde ao ar livre e outra deve ser entregue à comunidade no final deste mês; foi colocado em prática o programa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que trabalha diretamente nas oito Estratégias de Saúde da Família (ESF), atendendo 100% do Município. Além destas conquistas, projetos como Vida Ativa Coração Saudável, Arte Urbana e HiperDia envolvem a comunidade na promoção da saúde de crianças, jovens e idosos.

Desde 2013, a Administração Municipal também viabilizou o repasse, por meio de convênio, de mais de R$ 8,5 milhões para o Hospital Nova Petrópolis (HNP) e para o Corpo de Bombeiros Voluntários. Em 2016, o HNP recebe o valor de R$ 173 mil por mês, que é investido na implementação de assistência de um médico hospitalar e ambulatorial para atendimento médico especializado em urgência e emergência. O Corpo de Bombeiros Voluntários firmou convênio com a Prefeitura de Nova Petrópolis e recebeu o valor de R$ 424.800,00, correspondente ao ano de 2016, para a prestação de serviços de atendimentos à comunidade, resgates, treinamentos e palestras nas escolas.

A mais recente conquista da Administração 2013-2016 é a renovação do contrato com a empresa Sautech Gestão e Tecnologia em Saúde EPP. O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini assinaram o documento para a continuidade do trabalho de informatização dos processos de gestão em saúde em Nova Petrópolis. O contrato foi firmado no dia 15 de março, no Gabinete Oficial, com o diretor da empresa, Ricardo Pigatto.

“Esse é um marco na área da saúde de Nova Petrópolis. Estamos informatizando algo que atende toda a comunidade e que melhora a qualidade de vida, tanto dos profissionais que atuam na área, quanto da comunidade que recebe atendimento. O sistema nos gera resultados excelentes e demonstra a qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou o prefeito Regis Luiz Hahn.

Em agosto de 2014, a Sautech iniciou a implantação do sistema em todas as UBSs de Nova Petrópolis, oferecendo capacitação a todos os profissionais da área. O projeto é inovador, permitindo o acompanhamento em tempo real dos contratos e das contratualizações. O sistema privado possibilita também a criação de uma rede única de dados, que permite controlar a disponibilidade de remédios no estoque, o controle de vencimento dos medicamentos, o número de atendimentos por médico e a duração da consulta, os equipamentos das UBSs e a utilização dos mesmos. O sistema permite ainda o acesso a todo o histórico clínico do paciente, possibilita que a receita médica seja entregue impressa ao paciente, legível com todos os dados necessários.

O sistema já está instalado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova e no centro administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Todos os profissionais receberam capacitação para utilizar o programa e todas as suas ferramentas. Os agentes comunitários de saúde também devem receber o sistema em tablets para utilização nas visitas domiciliares e cadastros; além disso, deve iniciar, em breve, a produção do Cartão Cidadão para a comunidade.

“A informatização representa uma enorme conquista para a gestão de saúde em Nova Petrópolis. A ferramenta tem como objetivo facilitar os processos de trabalho, permitindo cruzar dados e informações que servirão para direcionar as ações de saúde exatamente nas maiores necessidades dos usuários. É um importante diferencial e representa grande avanço”, destaca a secretária Crislei.

O Município recebeu R$ 321.500,00 da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do plano de trabalho desenvolvido para o Rede SUS. Com a verba foi realizada a reforma na rede elétrica e na rede lógica das sete UBSs de Nova Petrópolis e foram adquiridos 50 computadores completos, 50 tablets, 35 impressoras, além de equipamentos complementares.