10/02/2015

Administração Municipal conquista máquinas junto ao MAPA e MDA

Escavadeira hidráulica e caminhão caçamba serão as máquinas adquiridas...

O prefeito Regis Luiz Hahn e a gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal de Nova Petrópolis, Vera Teixeira assinaram contratos para aquisição de uma escavadeira hidráulica e um caminhão caçamba nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro, no Gabinete Oficial. As propostas foram contempladas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As propostas para aquisição das máquinas foram cadastradas pelo Setor de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal em 2014. Os deputados federais Eliseu Padilha (PMDB) e Pepe Vargas (PT) apoiaram as demandas apresentadas por Nova Petrópolis junto aos Ministérios.

“A aquisição destas máquinas irá beneficiar significativamente os serviços realizados pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos”, ponderou o prefeito Regis Luiz Hahn. A assinatura dos contratos contou com a presença do secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt; de Obras e Serviços Públicos, Oraci de Freitas e da diretora do Setor de Projetos Especiais, Dauana do Prado.

A proposta para aquisição de um caminhão caçamba foi cadastrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (PRODESA). Tais projetos são geridos pelo Governo Federal e consistem em um conjunto de ações que visa apoiar os estados, o Distrito Federal, municípios e entidades públicas e privadas em atividades de fomento ao setor agropecuário.

O valor total do caminhão caçamba é de R$ 237 mil, sendo R$ 195 mil de repasse do Ministério e R$ 42 mil de contrapartida do Município. A máquina servirá para atender ao Programa Municipal de Adubo Orgânico para fertilização do solo, transportando o adubo entre as propriedades rurais com a finalidade de sustentabilidade da propriedade, preservação ambiental, produção orgânica e aumento da produção. Tal proposta contou com o apoio político do deputdo federal Eliseu Padilha (PMDB).

A proposta para a aquisição de uma escavadeira hidráulica foi cadastrada no Ministério do Desenolvimento Agrário (MDA), no Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT). O PRONAT engloba programas que visam criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania. Isso é realizado por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural, de modo a propiciar aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e melhoria de renda.

O valor total da escavadeira hidráulica é de R$ 312 mil, sendo R$ 299.520,00 de repasse do Ministério e R$ 12.480,00 de contrapartida do Município. Esta máquina será utilizada para atender as necessidades dos agricultores no que se refere a melhoria de acessos a propriedades rurais como o alargamento de estradas, terraplenagens para a construção de aviários, drenagens, aberturas de açudes, dando apoio pra que os agricultores e famílias permaneçam no campo e fortaleçam a diversificação de culturas em suas propriedades rurais, gerando emprego e renda. Esta demanda contou com o apoio político de deputado federal Pepe Vargas (PT).

Após a assinatura dos contratos, a prefeitura municipal aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para dar início ao processo licitatório para a aquisição das máquinas. Os recursos provenientes do MDA e MAPA serão repassados para o poder público municipal.