17/09/2015

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Administração Municipal apresenta projeto para Zona Azul

Proposta para implementação de estacionamento rotativo foi apresentada...

Atendendo ao compromisso firmado com a comunidade de Nova Petrópolis, de reestruturar o trânsito da cidade e viabilizar a mobilidade urbana, a Administração Municipal apresentou mais uma importante proposta para lideranças do Município. O projeto que propõe estacionamento rotativo público para incentivar a rotatividade de vagas, especialmente na área central, foi apresentado terça-feira, dia 15 de setembro, durante reunião da Comissão Provisória de Segurança Pública, na ACINP.

O prefeito Regis Luiz Hahn; o secretário Municipal de Administração, Bruno Seger e o assessor jurídico da Prefeitura de Nova Petrópolis, César Baumgratz participaram da reunião. O grupo apresentou aos membros da Comissão Provisória de Segurança Pública uma proposta de implementação de Zona Azul em Nova Petrópolis com o propósito de equalizar o direito a vagas no uso do espaço público. “A via pública é para trafegabilidade, não pode servir como garagem”, ponderou Baumgratz.

“Nossa preocupação com a reestruturação do trânsito em Nova Petrópolis existe desde a elaboração do nosso plano de governo. Fizemos a demarcação das vagas nas ruas centrais; estabelecemos vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida; disponibilizamos o serviço de confecção de credenciais de estacionamento especial; e, agora, apresentamos esta proposta de implementação de estacionamento rotativo”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn.

A proposta foi elaborada a partir de 600 vagas na área central do Município, com tarifas entre R$ 1,50 e R$ 2,00. A intenção é terceirizar o serviço, que deve ser feito por empresa especializada que possa oferecer tecnologia de ponta. Para tanto, é necessário abrir uma Edital com todas as especificações e exigências sobre o projeto que o poder público pretende implementar no Município. De acordo com o projeto, a empresa vencedora da concorrência fica responsável pelos investimentos e manutenções necessárias e o Município recebe determinada porcentagem do faturamento para reinvestir na mobilidade urbana.

Dentre os benefícios com a implementação da Zona Azul, a Administração Municipal elencou a disponibilização de um serviço essencial, acessibilidade tarifária a todos os usuários, democratização do uso do espaço público, valorização do comércio devido a circulação de clientes, organização do trânsito, presença de fiscalização nas áreas atendidas, percepção de segurança pela comunidade, criação de nova receita para o Município, incremento na arrecadação por meio do ISS, geração de emprego e renda, reserva de vagas para idosos e portadores de necessidades especiais, além de ser uma forma de gestão do sistema viário.

Segundo o secretário de Administração, Bruno Seger, os integrantes da Comissão Provisória de Segurança Pública, em sua maioria, colocaram-se favoráveis à proposta apresentada. “Vamos continuar trabalhando na formatação deste projeto, na elaboração da Lei e no Edital para a abertura de licitação”, disse o secretário.