07/01/2015

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Administração de Nova Petrópolis torna Espaço Mais Cultura realidade

Obras do projeto aprovado desde 2010 iniciaram em 22 de dezembro...

A administração do prefeito Regis Luiz Hahn e vice Gregor Hermann deu início a mais uma obra que era anseio da comunidade. A construção do Espaço Mais Cultura iniciou dia 22 de dezembro de 2014, com a demarcação da área. O complexo cultural multiuso terá 364,00m² e ficará no Bairro Logradouro. A obra deve estar concluída em julho.

O Espaço Mais Cultura foi um projeto realizado pelo Ministério da Cultura e Nova Petrópolis foi contemplada em 2010. Após inúmeras licitações desertas, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento fez a revisão do orçamento da obra, pois os valores estavam abaixo do praticado no mercado.

“Tivemos uma sequência de licitações desertas. Ninguém se interessava na obra, pois estava abaixo do valor de mercado e com diversos elementos de obra não previstos. Argumentamos tecnicamente junto ao Ministério da Cultura pela prorrogação dos prazos e revisão do orçamento da obra”, ponderou a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Karin Brakemeier.

O projeto do Espaço Mais Cultura é padrão e não pode ser alterado pelos Municípios contemplados. Portanto, segundo a arquiteta, não apresentará traços da arquitetura de Nova Petrópolis. “No entanto, houve uma preocupação com o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Incluímos mais uma escada e o alargamento da circulação do segundo andar”, ponderou Karin.

O Espaço Mais Cultura contará com salão multiuso central, espaço para estudos com mesas, espaço para atividades com cerâmica ou materiais molhados; além de uma biblioteca no mezanino. A área externa também poderá ser utilizada para atividades culturais, sendo que uma parede lateral estará pronta para receber projeções audiovisuais.

“Sabemos que o espaço é insuficiente para a demanda cultural de Nova Petrópolis. Mas, é mais um local que a comunidade terá à disposição para este fim. O importante é que trabalhamos para não perder a obra já contemplada e a comunidade terá mais este espaço à disposição. Além disso, a administração pública e o Conselho Municipal de Cultura trabalham juntos em prol de novas conquistas na área”, declarou o vice-prefeito municipal em exercício, Gregor Hermann.

A obra do Espaço Mais Cultura será realizada pela Construtora Winter e Steffens Ltda, de São José do Hortêncio. O valor total da construção é de R$639.939,34, sendo R$447.957,54 para materiais e R$191.981,80 para serviços. Os investimentos na obra do Espaço Mais Cultura provêm do Ministério da Cultura (R$420.775,12) e da contrapartida da prefeitura municipal (R$219.164,22).