07/08/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Darlei e Martim inaugura escola em Linha Imperial

Cerimônia de entrega oficial do novo espaço de ensino reuniu a comunidade na tarde de sábado

A localidade de Linha Imperial e comunidades vizinhas receberam na tarde de sábado, 5 de agosto, o mais novo espaço de ensino de Nova Petrópolis. Construída com recursos próprios da Prefeitura, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Enio Spier foi inaugurada pela administração Darlei e Martim na presença de autoridades e da comunidade escolar, incluindo dezenas de pais e crianças.

Com área de 586,5 metros quadrados e capacidade para oferecer até 80 vagas, a Escola Enio Spier recebe as crianças do Espaço Padre Amstad, setor de educação infantil mantido pelo Município na Escola Estadual Padre Amstad. As obras iniciadas em 2021 totalizaram um investimento de R$ 1.910.016,27.

“É uma obra magnífica, não só pelo prédio físico, mas pelo que ele representa na continuidade da educação de nossas crianças e jovens”, disse o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. Em sua fala, o prefeito destacou a presença de Marli Schoeler Spier e de Rodrigo Spier, familiares do homenageado Enio Spier.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, a comunidade da futura Escola Enio Spier foi encarregada de acompanhar e fiscalizar a execução das obras. “A comunidade escolar fiscalizou e aprovou os trabalhos aqui realizados”, afirmou.

O envolvimento da comunidade também foi destacado pela presidente da Associação do Círculo de Pais e Mestres (ACPM) da Escola Enio Spier, Carla Lawrenz Kuhn, que pediu a continuidade do trabalho em conjunto.

Representando a localidade de Linha Imperial, o presidente da Associação de Moradores, Vagner Neumann, agradeceu o investimento e afirmou que se trata da concretização de uma antiga demanda. O presidente lembrou ainda o envolvimento da Associação de Moradores no processo de compra do terreno onde seria instalada a escola de educação infantil.

A diretora Elisangela Loesch apresentou a logomarca da Escola Enio Spier, desenvolvida por Isabel Maldaner. Também fez a entrega de um mimo ao diretor da Escola Estadual Padre Amstad, Ernani Reisner, como forma de agradecimento pela parceria de mais de 10 anos.

A presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, ressaltou a importância da primeira infância. “É a fase mais importante no desenvolvimento de um ser humano. Quando uma escola infantil é inaugurada, ressalta a atenção do Poder Público nesta questão”, disse.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a apresentação de uma música por parte das crianças da escola e de uma mensagem ecumênica e a bênção do prédio, realizadas pelo padre Ronaldo Bernardes, que representou a equipe ecumênica de Nova Petrópolis. Autoridades e convidados fizeram o descerramento da placa inaugural e o corte da fita, simbolizando a abertura da nova escola.

Crédito das fotos: Marielly Bierhals/Comunicação PMNP