01/07/2023

Secretaria de Administração

Administração Darlei e Martim adquire o prédio da Prefeitura de Nova Petrópolis

Aquisição histórica junto ao Banco do Brasil permitirá melhorias na estrutura do prédio

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, assinou nesta sexta-feira, 30 de junho, o cheque administrativo para a compra do prédio onde funcionam a Prefeitura e o Banco do Brasil. A aquisição permitirá a realização de uma série de melhorias e adequações na estrutura e gerará receitas ao Município, uma vez que o banco continuará funcionando no andar térreo mediante pagamento de aluguel.

O espaço ocupado pela Prefeitura, no segundo e no terceiro andar do prédio, era cedido pelo Banco do Brasil, proprietário do imóvel até então. Para o prefeito Darlei, a aquisição é um momento histórico, pois representa a efetivação de um dos maiores anseios da comunidade de Nova Petrópolis. “Esta aquisição garante segurança à Administração Municipal, uma vez que não dependerá mais de um espaço cedido ou mesmo de aluguel. E ainda nos permitirá realizar uma série de melhorias no prédio, que agora é nosso”, afirma o prefeito.

A última tentativa de aquisição do prédio havia ocorrido em 2019, pelo valor proposto de R$ 3.200.000. Em 2021 as negociações com o Banco do Brasil foram retomadas, sendo efetivadas pelo valor de R$ 2.130.000,00. “É um preço muito favorável. E ainda mais positivo porque se sabe que, não havendo a venda para o Município, o Banco do Brasil iria leiloar o imóvel, com lance inicial acima R$ 4.000.000,00”, argumenta o secretário de Administração, Bruno Seger.

O início do processo de aquisição ocorreu em março de 2023, com envio do projeto de lei autorizativo para a Câmara de Vereadores no dia 2 de março, sendo aprovado por unanimidade.

Do valor total pago, R$ 1.700.000,00 são oriundos do pagamento realizado pela Sicredi Pioneira quando assumiu a folha do funcionalismo municipal, em dezembro de 2022. O restante do valor provém de recursos próprios do Município.

“Esta aquisição tem um significado muito importante para Nova Petrópolis, não só pelo ganho financeiro, mas porque no passado esse terreno já era do Município e foi cedido para a instalação do Banco do Brasil, o que na época também foi uma grande conquista para Nova Petrópolis”, acrescenta o prefeito Darlei.

Além disso, o secretário Bruno enfatiza que a partir de agora o Município terá autonomia para realizar melhorias e mudanças na estrutura administrativa, o que acarretará em mais qualidade no atendimento ao público. “Até então, qualquer alteração ou intervenção, como a simples instalação de um aparelho de ar condicionado, precisava ser aprovada pelo Banco do Brasil”, diz o secretário.

O terreno situado na esquina das ruas Rui Barbosa e 7 de Setembro, de frente para a Praça das Flores, possui 880 metros quadrados. Nos próximos dias, a Administração Municipal e os representantes do Banco do Brasil tratarão da escrituração do imóvel. Conforme o contrato estabelecido com a instituição financeira, a agência bancária seguirá operando no andar térreo, mediante pagamento de aluguel no valor mensal de R$ 12.500,00. O contrato de locação tem validade de dez anos.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP