15/07/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Acendimento da Chama Folclórica dá início ao 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Após dois anos de escuridão, a Chama Folclórica ilumina a retomada presencial do evento

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis teve início nesta quinta-feira, 14 de julho, com o Acendimento da Chama Folclórica. A cerimônia ocorreu na Sociedade Concórdia, em Linha Imperial, localidade sede do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra. Até 31 de julho, a Chama Folclórica seguirá iluminando um dos mais expressivos eventos culturais do Rio Grande do Sul. A Cerimônia Oficial de Abertura ocorre nesta sexta-feira, 15 de julho, às 19h30min, na Rua Coberta.

Na localidade berço do cooperativismo de crédito da América Latina, a Chama Folclórica da 49ª edição foi conduzida de mão em mão, na diversidade que une e na cooperação que fortalece. E, após dois anos de escuridão no palco da diversidade, do sonho fez-se a luz! A Chama Folclórica foi acesa pelos jovens integrantes dos grupos anfitriões, Micaela dos Santos Martens e Pedro Dall’Agnol da Costa de Lima, ambos com sete anos. Desde a 40ª edição do Festival Internacional de Folclore, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, aquecendo corações e marcando o início das atividades do evento.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, agradeceu a todos os folcloristas, artistas e integrantes de grupos folclóricos pela perseverança, por acreditarem que este dia chegaria novamente e desejou que os 18 dias de evento sejam de festa, alegria e diversidade. “Vamos celebrar juntos o encantamento que o Festival Internacional de Folclore proporciona. Que a Chama Folclórica ilumine um excelente evento a todos”, desejou o prefeito.

“Vamos juntos celebrar a diversidade”, convidaram, em coro, as Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 49º Festival Internacional de Folclore, rainha Mariana Marcon, 1ª princesa Tainara Blauth e 2ª princesa Thaís Paetzinger. “A Chama Folclórica representa brilho, intensidade, energia, alegria e calor”, disseram ao mencionar a emoção que o evento envolve e convidar a todos para prestigiarem a programação oficial e as atividades paralelas.

O público que prestigiou o Acendimento da Chama Folclórica também assistiu apresentações contagiantes protagonizadas pelos integrantes do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra e também pelos grupos folclóricos internacionais Pasión y Arte, do Paraguai e Ballet Folklórico Pumas, do México.

A Chama Folclórica permanece sob a vigília do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra até a noite desta sexta-feira, 15 de julho, quando será levada para a solenidade de Abertura Oficial do 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre às 19h30min, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

Cerimônia Oficial de Abertura

A Abertura Oficial será momento de resgatar a tradição cooperativista de Nova Petrópolis em uma homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

O espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, com roteiro de Edineia Werner, contará com a participação de cerca de 300 pessoas. O momento de carência de um filho o faz visitar seus pais tarde da noite. As conversas que embalam o chimarrão passado de mão em mão se direcionam para uma reflexão sobre os frutos doces colhidos em tempos de dificuldade. Em meio a esse cenário familiar, a história do cooperativismo é contada. Música, dança e teatro se misturam para dar vida a fatos do passado e o amor por Nova Petrópolis é trazido ao palco em forma de movimentos.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

FOTOS: Mauro Stoffel