19/02/2013

Abertura da Festa do Figo teve a presença do Governador Tarso Genro

Governador discursou na solenidade que marcou o início da 40ª edição da festa...

A tradicional Festa do Figo de Nova Petrópolis chegou à edição de número 40 em grande estilo. O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participou da abertura do evento, realizada às 11h de sábado, 16 de fevereiro, na Sociedade de Linha Araripe. Além do discurso na solenidade de abertura, o Governador visitou stands, cumprimentou produtores e, claro, degustou o figo.
O Prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e o vice, Gregor Hermann, acompanharam o Governador durante toda a visita. Também estiveram presentes no evento o deputado federal Renato Molling (PP) e os estaduais, Zilá Breitenbach (PSDB) e João Fischer (PP). Estiveram presentes ainda os Presidentes da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, da Câmara Municipal de Vereadores, Jorge Lüdke, da ACINP, Cláudio Michaelsen e da Cooperativa Sicredi, Márcio Port, dentre outras autoridades.
Os discursos de abertura tiveram um tom de reconhecimento do trabalho dos produtores rurais do interior de Nova Petrópolis, bem como da importância do setor primário. O Governador Tarso Genro chamou a atenção para a produção de figo no interior de Nova Petrópolis, “Boas lembranças desse lugar, onde eu via os agricultores vendendo figos na beira da estrada. Essa festa existe por causa desse trabalho”, relembrou. O Governador enfatizou ainda o comprometimento do governo estadual para com o pequeno produtor, “Garanto a vocês, o microempresário, o agricultor, esses são os bons pagadores dos financiamentos oferecidos pelo BADESUL, que nós reerguemos, e que ajuda tanto o setor primário com seus financiamentos”, afirmou.
As palavras do Governador só vieram a complementar os discursos feitos anteriormente pelo Prefeito Régis Hahn e pelo do Presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny. “A Administração Municipal promove esta Festa do Figo com muito orgulho. Estamos honrados com a presença do Governador Tarso Genro, ao qual convidamos por sabermos da importância desse evento para o nosso pequeno produtor”, disse o Prefeito Régis, que aproveitou a ocasião para salientar a economia de 40% no calendário de eventos de verão da cidade nesse ano, em relação ao realizado no ano passado.
O Presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, se adiantou ao Governador Tarso ao falar do BADESUL, “A Cooperativa Piá, esteve presente nessa reforma do BADESUL, acompanhamos isso de perto. Nosso intuito é servir como instrumento a serviço do Estado, com o intuito de fazer nosso setor primário crescer cada vez mais. Queremos ver mais festas como essa acontecendo”, disse Gilberto.
Após a solenidade, o Governador descerrou a fita de inauguração do evento, e foi conduzido pelos corredores repletos de caixas de figos da Sociedade de Linha Araripe. O último compromisso do Governador na Festa do Figo foi um almoço com o Prefeito Régis e demais autoridades presentes. Antes de partir, o Governador Tarso Genro recebeu das mãos da estudante Caroline Fattori, de 15 anos, um tradicional doce de figo, “Fiquei surpresa quando me pediram para entregar o doce para ele, foi muito legal conhecê-lo”, revelou Caroline. O Governador Tarso visitou ainda diversos stands da festa, onde foi presenteado com produtos coloniais.

Fonte: Marcelo Moura