26/02/2013

Secretaria da Fazenda

Aberto de Xadrez de Nova Petrópolis reuniu 50 enxadristas

...

Encerrou domingo, 24 de fevereiro, o 3º Aberto do Brasil de Xadrez cidade de Nova Petrópolis. A competição, que começou na sexta-feira, 22 de fevereiro, no Centro de Eventos, contou com 23 mesas e teve jogos no sábado e no domingo, quando foram definidos os campeões. O torneio, que fez parte da programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, foi realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez, com a organização da BR Xadrez, dirigida por Fernando Barros, e teve o apoio de Josemar Davi Zühl, Prefeitura de Nova Petrópolis, Wizard Idiomas e Pousada Bina‘s. O evento contou com a presença do Prefeito Régis Luiz Hahn, do Secretário de Turismo Daniel Sampaio Camargo e do Presidente da Confederação Gaúcha de Xadrez, Leonel Dornelles.
Nomes de expressão no xadrez brasileiro e até internacional disputaram o torneio, como o Mestre Internacional Dragan Stamenkovic, natural da Sérvia, mas morador de Harmonia, no Rio Grande do Sul, há quatro anos. Também participaram os Mestres Internacionais Roberto Molina de Belo Horizonte, que esteve presente na 1ª edição do evento, em 2011, e Evandro Amorim, da cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, que participou pela primeira vez do torneio. Nova Petrópolis foi representada na competição por Vítor Volker Guns, José Verner Neumann, e Kalil Abrahão, que foi o melhor colocado dentre os três, ficando na 42ª posição.
“Esse torneio foi bom no que diz respeito ao nível de dificuldade. Saíram bons jogos. Mas o principal é que pude rever vários amigos”, disse Dragan Stamenkovich, segundo colocado no geral. Para o Presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, Leonel Dornelles, a etapa de Nova Petrópolis movimenta a cidade “Esse torneio traz turistas para a região e, ao mesmo tempo, serve para divulgar o xadrez.”, explicou. O Prefeito Municipal Régis Hahn, que participou da abertura e da premiação do evento, destacou o interesse da administração municipal em promover a competição, “Nova Petrópolis precisa de eventos como esse. Estamos trabalhando para que competições tão ricas como essa continuem acontecendo”, garantiu.
O 3º Aberto de Xadrez cidade de Nova Petrópolis valeu duas vagas para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto 2013, e outras 15 vagas para a final do Campeonato Gaúcho. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha segue até 10 de março. Para o próximo sábado, 2 de março, estão programadas as finais dos Torneios de Vôlei e do Futevôlei Infantil e Adulto, à partir das 8h, na Sociedade Tiro ao Alvo. Ainda no sábado, com saída marcada para as 9h na Praça das Flores, terá o Passeio Rally. Mais informações sobre o evento no site www.brxadrez.com.br.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TORNEIO

POS. NOME                                                     CIDADE/CLUBE
01      Rodrigo Da Silva Borges                   Soledade - RS
02      Dragan Stamenkovich                        Sérvia