06/06/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

4º Encontro de Moradores do Bairro Germânia debateu descarte de lixo e reciclagem

Encontro é organizado pelo Conselho Municipal da Cidade Educadora

Aconteceu no sábado, dia 28 de maio, o 4º Encontro de Moradores do Bairro Germânia, organizado pelo Conselho Municipal da Cidade Educadora. A reunião aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio 1º de Maio e contou com a presença da secretária da Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro, e representantes do Conselho da Cidade Educadora. No encontro, foram debatidos temas relacionados ao meio ambiente, reciclagem e descarte correto de lixo.

O encontro contou com a participação do professor Irineu Lasch, que apresentou a proposta do movimento Brasil Lixo Zero. Na apresentação foram informados dados nacionais e internacionais que reforçam a importância da mobilização social e governamental no enfrentamento dos problemas ambientais provocados pela excessiva quantidade de lixo produzida e seu descarte incorreto.

A proposta do movimento Brasil Lixo Zero visa reduzir a quantidade de lixo produzido pela sociedade, reaproveitando o máximo possível de resíduos orgânicos e recicláveis. Para o professor Irineu, trata-se de uma proposta viável, considerando os resultados positivos de outras cidades que adotaram essa prática.

Durante o encontro, participantes apresentaram exemplos de reaproveitamento de resíduos, como cobertores feitos com retalhos, confeccionados por voluntários do bairro no intuito de realizar doações. O morador João Arthur da Silva trouxe um exemplo de reciclagem com artesanato feito com rolhas de garrafas. Outro exemplo foi demonstrado pelo técnico ambiental Seno Schierrmann, que confeccionou uma estufa utilizando material reciclável, e também realizou o cultivo de mudas em garrafas pet.

A professora Cristiane Elisa Wedig Kich também trouxe exemplos de técnicas de reciclagem através do artesanato realizado utilizando latas. Moradores do Bairro Germânia apresentaram bolsas feitas de retalhos e vasos confeccionados utilizando pneus.

A secretária da Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, destacou o quanto essa troca de saberes realizada pelos participantes do encontro é significativa para a construção de um futuro mais sustentável.

O próximo Encontro de Moradores do Bairro Germânia acontecerá no dia 25 de junho, quando novos temas serão abordados.

Crédito das fotos: Divulgação