Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Ação aconteceu em outubro com programações nas escolas do Município e para a população em geral
De 20 a 25 de outubro, a Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu a 4ª Semana do Lixo Zero, uma iniciativa de caráter ambiental que visa incentivar a reflexão da população sobre a geração e destinação correta do lixo. Além das atividades realizadas no período, a iniciativa contou com programações durante todo o mês de outubro nas escolas do Município e para a população em geral.
No dia 1º de outubro, os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/RS-Ascar, realizaram uma capacitação com atores locais, como cooperativas escolares e grupos escoteiros, na Escola Estadual 1º de Maio.
Já no dia 15, o Coletivo Lixo Zero de Nova Petrópolis promoveu uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde do Município, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre práticas sustentáveis e gestão de resíduos, incentivando os agentes a atuarem como multiplicadores dessas informações junto à comunidade.
De 6 a 30 de outubro, ocorreu a Coleta Especial de Pneus Inservíveis na Secretaria de Saúde e Assistência Social. Nesta ação, foram recolhidos 59 pneus, que receberam o destino ecologicamente correto. A coleta de pneus faz parte do programa da Vigilância Sanitária de Nova Petrópolis, com foco em evitar a proliferação do Aedes aegypti no Município, mosquito responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.
Na semana de 20 a 25 de outubro, alunos do 8º Ano das escolas Municipais de Ensino Fundamental, que realizaram atividades sobre resíduos em junho, mês do meio ambiente, apresentaram palestras com o tema “Os Resíduos de Nossa Cidade”, para os alunos dos anos finais de suas respectivas escolas.
No dia 20 de outubro, a CIA Garagem de Teatro apresentou o teatro “O Livro, O Lixo e O Rei” para mais de 600 alunos do 5º e 6º Anos de todas as escolas do Município. O espetáculo abordou o meio ambiente, através da reflexão de como seria o mundo sem água, plantas e árvores e como melhorar a produção do solo através dos cuidados com o meio ambiente. O teatro aconteceu no Auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis.
Já no dia 21 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Coletor de Lixo, os alunos da Escola Padre Amstad produziram cartões e presentearam os funcionários da Junges Soluções em Limpeza Urbana, empresa responsável pela coleta de lixo em Nova Petrópolis.
No dia 22, foi realizada a Coleta Especial de Embalagens de Agrotóxicos na zona rural do Município. A ação reuniu 182 produtores rurais e resultou no recolhimento de, aproximadamente, 9 toneladas de embalagens.
Já no dia 24, aconteceu a Coleta Especial de Latas de Tinta, no estacionamento da Prefeitura de Nova Petrópolis. Nesta ação, foram recolhidos 1.340 Kg de latas de tinta.
Durante a 4ª Semana do Lixo Zero, as escolas do Município também realizaram atividades dentro da sala de aula, com propostas voltadas à conscientização ambiental, reaproveitamento de materiais e redução da geração de resíduos. As ações envolveram desde rodas de conversa e oficinas criativas até exposições e projetos interdisciplinares que destacaram a importância de pequenas atitudes no dia a dia para um futuro mais sustentável.
A 4ª Semana do Lixo foi uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio das seguintes Secretarias Municipais: Agricultura e Meio Ambiente; Educação e Desporto e Saúde e Assistência Social.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Felipe Ackermann, Gian Baum e Jordana Kiekow | Comunicação PMNP e Divulgação | PMNP