conteúdo do menu
conteúdo principal
03/03/2026

Secretaria de Turismo e Cultura

4ª NovaMelFest é atração deste fim de semana no Verão no Jardim da Serra Gaúcha

Programação também inclui trilha infantil em Nove Colônias e música e cinema no Ninho das Águias

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Capital Estadual da Meliponicultura se prepara para a 4ª edição da NovaMelFest, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de março. Com entrada gratuita, o evento ocupa a Rua Coberta e a Praça das Flores, reunindo exposição e comercialização de abelhas sem ferrão, meliprodutos, oficinas técnicas e atrações culturais. A festividade é um dos destaques do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e busca fortalecer a tradição e a economia local ligada à criação de abelhas nativas.

A abertura do palco do evento ocorre na sexta-feira, dia 6, com a apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis, às 17h15, seguida pelo Coral Tom de Mulher. No sábado, dia 7, o público confere o acústico de William Camargo. O domingo, dia 8, inicia cedo com a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, às 9h, encerrando a grade musical com o acústico de Pedro Ludwig, às 16h.

No campo do conhecimento, a NovaMelFest oferece uma série de atividades gratuitas. No dia 6, às 16h, Aline de Mello palestra sobre manejo de abelhas em parceria com o SENAR. No sábado, dia 7, os destaques são a palestra sobre Indicação Geográfica com André Bordignon (Sebrae/RS), às 11h, e as oficinas de Produção de Extrato de Própolis, às 14h30, e Produção de Hidromel, 17h. As oficinas de Divisão de Colmeias e Fabricação de Refrigerante de Mel ocorrem em horários alternados no sábado e no domingo. A programação completa pode ser conferida no Instagram @novamelfest.

 

TRILHA INFANTIL PROMOVE CONTATO COM A NATUREZA

Dentro da programação paralela, no sábado, dia 7, as famílias podem participar da Trilha Infantil. Com um trajeto de 2km de nível fácil, a caminhada percorre áreas rurais e propriedades vizinhas à Pousada Verde Paraíso. O roteiro é voltado a crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas por responsáveis.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de março pelo WhatsApp (51) 99888-1830. O valor é de R$ 55,00 para crianças (incluindo lanche com pão com calabresa, bolo, suco e frutas) e R$ 25,00 para adultos. A organização recomenda o uso de roupas apropriadas, protetor solar e repelente. Em caso de mau tempo, a atividade poderá ser adiada.

 

NINHO DAS ÁGUIAS TERÁ MÚSICA E CINEMA AO AR LIVRE COM ENTRADA GRATUITA

Um dos principais atrativos turísticos de Nova Petrópolis, o Ninho das Águias, também integra a programação especial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. No domingo, dia 8, o espaço recebe o acústico de Vanila Duo, das 16h às 18h. Ao cair da noite, às 19h, acontece o Cinema ao Ar Livre com a exibição do filme Mufasa: O Rei Leão.

Vale lembrar que, em função da programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, o Ninho das Águias terá entrada gratuita para todos os visitantes nos dias 7, 8, 14 e 15 de março. Em caso de chuva, as atividades no local serão canceladas.

 

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, em parceria com a Associação Tchon Ji; tem o patrocínio de Sicredi Pioneira e Sommer Bier Festival e conta com apoio da Associação Rota Romântica. O evento prossegue até 15 de março, em todo o Município. Venha viver a energia do verão em Nova Petrópolis.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Outras Notícias