07/07/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

49º Festival Internacional de Folclore presta homenagem ao cooperativismo

“A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece” é o slogan do evento em 2022

“A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece” é o slogan do 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A temática foi definida pela Comissão Organizadora do evento, para celebrar o aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito, legado histórico que deu a Nova Petrópolis o título de “Capital Nacional do Cooperativismo”.

“Entendemos que essa é uma justa homenagem ao segmento cooperativista, que tanto contribuiu para desenvolver Nova Petrópolis ao longo de mais de um século. Assim como inúmeros exemplos, o próprio Festival Internacional de Folclore se beneficia muito dessa visão de negócios diferenciada, que sempre prioriza o fortalecimento da comunidade. E nunca é demais lembrar que estamos em um movimento de retomada e, em momentos assim, precisamos ainda mais de cooperação”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Além do slogan, as homenagens ao cooperativismo fazem parte da programação do 49º Festival Internacional de Folclore. A começar pelo evento de lançamento oficial, que ocorreu no dia 15 de junho na antiga Caixa Rural, em Linha Imperial. O prédio restaurado foi a primeira sede própria da cooperativa que atualmente é a Sicredi Pioneira.

O espetáculo “Cooperativismo em Movimento” abrilhantará as cerimônias de abertura oficial do 49º Festival Internacional de Folclore, às 19h30 do dia 15 de julho, na Rua Coberta, e o encerramento, no dia 31 de julho.

O monumento “Força Cooperativa”, na Praça das Flores, foi um dos cenários escolhidos pelas soberanas do Folclore Alemão – rainha Mariana Caroline Marcon e princesas Tainara Iasmin Blauth e Thaís Sofia Paetzinger – para a gravação dos vídeos oficias do 49º Festival Internacional de Folclore.

“Não há dúvidas de que o Festival Internacional de Folclore é o maior evento de Nova Petrópolis. É o mais festivo, o mais bonito e alegre, e especialmente porque ele acontece pela união, pelo trabalho cooperativo que os grupos de dança de nosso Município realizam: e isso é a verdadeira cooperação. E esse trabalho cooperativo se estende dos grupos para com o Poder Público e para toda a comunidade”, afirma a presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Heloisa Helena Lopes .

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Corsan, Energias da Natureza, Fios Armani, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP