conteúdo do menu
conteúdo principal
16/06/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

49º Festival Internacional de Folclore contará com a participação de 63 grupos

Lançamento do evento aconteceu nesta quarta-feira, na Caixa Rural de Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Trinta e oito grupos locais, 10 grupos regionais, oito grupos nacionais e sete grupos internacionais são atrações confirmadas no 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, evento que ocorre de 14 a 31 de julho na Rua Coberta e Praça das Flores. O lançamento do evento, com anúncio das principais atrações, aconteceu nesta quarta-feira, 15 de junho, na Caixa Rural, em Linha Imperial. 

Autoridades, representantes dos grupos de danças, apoiadores e patrocinadores e representantes da imprensa participaram do lançamento, no qual foi enfatizado o slogan da edição 2022 do Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”. 

“Não poderia ter havido uma escolha mais apropriada para a edição deste ano”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf em seu pronunciamento, ao lembrar que em 2022 é comemorado o aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito. “Além disso, estamos em um movimento de retomada e, em momentos assim, precisamos ainda mais de cooperação”, acrescenta. 

As soberanas do Folclore Alemão, rainha Mariana Caroline Marcon, 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger, fizeram pronunciamentos em que enfatizaram a retomada do Festival Internacional de Folclore ao formato totalmente presencial, após dois anos. “Torna o nosso reinado ainda mais especial”, afirmou a rainha Mariana Caroline Marcon. 

Uma das atrações da programação do 49º Festival Internacional Folclore será o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, com encenação no dia 15 de julho, junto com a cerimônia de abertura oficial. A peça contará com a participação de cerca de 300 pessoas e teve detalhes apresentados pela roteirista Edineia Werner.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e a diretora de Cultura Alemã, Cândida Maldaner, apresentaram as demais atrações que farão parte do evento, como o Acendimento da Chama Folclórica, Baile Infantil, Desfiles de Integração, Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, Jogos Germânicos e Jogos da Diversidade, Caminhada da Diversidade, Panelas da Diversidade, Mãos da Diversidade, Feira da Diversidade, Praça de Alimentação, Noites Culturais em quatro localidades, Sarau da Diversidade e Encontro de Soberanas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva, e a presidente da Casa Cooperativa, Heloísa Lopes, destacaram a importância do Festival Internacional de Folclore para Nova Petrópolis, bem como o significado especial da temática do cooperativismo. 

O tema da edição 2022, que ressalta a diversidade e a cooperação, foi abordado também pelo presidente da Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas. O diretor de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis, Gilnei Mücke, apresentou o layout do evento, com destaque para várias mudanças e inovações na ocupação dos espaços na Rua Coberta e Praça das Flores. 

A surpresa do lançamento ficou por conta das Pequenas Cantoras de Nova Petrópolis, que cantaram o Hino do Cooperativismo no salão da Caixa Rural. No encerramento, a Administração Municipal e a Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs presentearam os patrocinadores e apoiadores do 49º Festival Internacional de Folclore com mimos. O VT institucional do evento foi exibido pela primeira vez.   

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Fios Armani, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Grupos internacionais:

Pasión y Arte – Paraguay
Saharsa – Índia
Ballet Folklórico Pumas – México
Takina I Te Ahi – Chile
Ballet El Treból – Argentina
Ballet Ucraniano Roksolana – Argentina
Agrupación Folclórica Aires di Siecha – Colômbia

 

Grupos nacionais:

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Pará
Grupo Folclórico Orzel Bialy – Santa Catarina
Grupo Sarandeiros – Minas Gerais
Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas
Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará
Índios Pataxós da Coroa Vermelha – Bahia
Francine Maria Pessoa Romão - The Voice Kids – Ceará

 

Grupos regionais:

Grupo Folclórico Russo Troyka – Campina das Missões
CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
Grupo Tio Xico – Caxias do Sul
Grupo Folclórico Polonês Auresovia – Áurea
Grupo de Danças Folclóricas Alemãs – Feliz
Grupo Hayat – Ijuí
Cia Nadima Murad – Porto Alegre
Grupo Solowey – Canoas 
Orquestra Imigrante – Imigrante
Grupo Fare Amicci – Caxias do Sul

 

 

Crédito das fotos: Mauro Stoffel

Outras Notícias