02/08/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis alcança mais de 500 mil pessoas nas redes sociais

Cerimônia de Encerramento e Extinção da Chama Folclórica aconteceu na noite do domingo, 1º de agosto

Realizado em formato online, o 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis chegou ao fim neste domingo, 1º de agosto, com a marca de mais de 500 mil pessoas através das redes sociais. De 16 de julho a 1º de agosto, a página do evento no Facebook alcançou 291 mil pessoas. Já no perfil do Festival no Instagram, os conteúdos geraram 337 mil impressões.

“Os resultados alcançados são extraordinários, ainda mais por se tratar de uma experiência nova de programação online para este evento. A comissão organizadora do 48º Festival Internacional de Folclore e os nossos grupos de danças souberam explorar muito bem os recursos tecnológicos e isso será muito válido para engrandecer as edições seguintes”, afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Além das plataformas já existentes (Facebook e site oficial), em 2021 o Festival de Folclore passou a ter canais no YouTube e no Instagram. No Facebook, a publicação de vídeos dos grupos participantes e as lives geraram 65,4 mil engajamentos, sendo 27.382 reações (curtidas), 3.484 comentários e 2.205 compartilhamentos de conteúdo. Além do Brasil, os países mais envolvidos foram Argentina, Paraguai, Costa Rica, Colômbia e Chile.

Encerramento e Extinção da Chama Folclórica

A cerimônia de Encerramento e Extinção da Chama Folclórica do 48º Festival Internacional de Folclore ocorreu na noite de domingo, 1º de agosto, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Entre as autoridades presentes, o prefeito Jorge Darlei Wolf; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; a secretária adjunta Fabiane Clair Graunke; a diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner; a presidente da Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Natalia Sippe Pellenz, e as soberanas do Folclore Alemão: Rainha Andressa Haas e 1ª Princesa Sara Freitas.

Em um ato que simbolizou a continuidade das tradições folclóricas entre as gerações, a chama Folclórica foi apagada por Hellen Heylmann, de 1 ano, junto com os seus pais, Emily Boettcher e César Heylmann, ambos integrantes do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial.

Pedal e caminhada do Folclore

Novidades na programação do Festival Internacional de Folclore de 2021, o Pedal, realizado no dia 25 de julho, e a Caminhada, em 1º de agosto, foram os únicos momentos de participação presencial do público. Na avaliação da diretora do Departamento Municipal de Cultura, Cândida Maldaner, as experiências ao ar livre serviram para diversificar a programação através de duas tendências muito presentes em Nova Petrópolis. “Acreditamos que são mais duas novidades que chegaram para ficar e devem estar presentes nas próximas edições”, afirma Cândida.

Protocolos sanitários

A programação do 48º Festival Internacional de Folclore contou com quatro apresentações transmitidas ao vivo pelo Facebook, além de uma Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade e das cerimônias de Abertura Oficial e Encerramento. Para as sete ocasiões, dançarinos, músicos, autoridades e integrantes da equipe técnica foram testados previamente para a Covid-19.

Ao longo de três semanas, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis aplicou 153 testes rápidos do tipo antígeno, dos quais nenhum teve resultado positivo. Além da testagem, o espaço em que foram realizadas as lives teve número restrito de pessoas, com medição de temperatura na entrada e uso obrigatório de máscara.

O 48º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Pão d'Gula Alimentos, CORSAN - EVOLUIR NOS DEFINE. Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas, Armani Têxtil Ltda, Coopershoes, Banrisul, H2 Negócios Imobiliários, Suibom, Dakota, Cervejaria Edelbrau, Sicredi Pioneira, Cervejaria Traum, Ecosul Energias. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante e Amigo Internet. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

Crédito das fotos: Fábio Grison/Mauro Stoffel