08/07/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

47º Festival Internacional de Folclore divulga programação oficial

Mais de 1.500 artistas irão brilhar em Nova Petrópolis de 18 de julho a 4 de agosto

Nova Petrópolis está em contagem regressiva para o maior evento cultural da Serra Gaúcha. O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores. Dentro de dez dias, o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos.

O 47º Festival Internacional de Folclore receberá 43 grupos e cerca de 1.500 artistas em Nova Petrópolis. Durante os 18 dias de programação serão 200 espetáculos no palco principal, além de 20 apresentações nos palcos da comunidade em, aproximadamente, 170 horas de apresentação. As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 47º Festival Internacional de Folclore, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck estão prontas para receber cerca de 130 mil pessoas ao longo do evento.

A comissão organizadora do evento divulgou a programação oficial e, além das apresentações que ocorrem, diariamente, no Palco da Diversidade, o Festival Internacional de Folclore promete momentos de muita emoção e inclusão. Serão sete grupos folclóricos internacionais, seis nacionais, seis regionais e 24 grupos locais. Todos irão se apresentar na Rua Coberta, localizada junto à Praça das Flores. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de cinco países: Gana, Costa Rica, Paraguai, Colômbia e Argentina; além dos Estados brasileiros do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

Na 47ª edição, haverá um intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, que estará presente nos principais momentos do evento: Abertura Oficial; Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; encerramento do Festival Internacional de Folclore e na transmissão dos históricos dos grupos folclóricos antes de cada apresentação no Palco da Diversidade.

Além das apresentações de danças folclóricas, o 47º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o Acendimento da Chama Folclórica; os Desfiles de Integração; o Baile Infantil; Sarau da Diversidade; os tradicionais Jogos Germânicos, tais como, rachar lenha, pregar prego, chopp em metro, debulhar milho, arremesso de chopp e circuito de tamanco; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Laços do Tempo”; entre outras atrações.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

CRÉDITO DAS FOTOS: salvos junto às imagens