Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

45 alunos de Nova Petrópolis realizam formatura do Proerd

Cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira, na Rua Coberta

Na noite de quinta-feira, 16 de dezembro, 45 alunos do 5º ano das escolas Otto Hoffmann e Piá realizaram a formatura no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento aconteceu na Rua Coberta de Nova Petrópolis e contou com presença de autoridades municipais, da Polícia Militar e familiares dos formandos.

Neste semestre as aulas aconteceram nas escolas Otto Hoffmann e Piá e foram ministradas pela policial Cristiane Cardoso Machado. Os alunos receberam certificados de conclusão, camisetas e medalhas. Aqueles que produziram as melhores redações sobre o conteúdo das aulas foram premiados com tabletes. Alguns outros trabalhos de destaque receberam as mascotes do Proerd.

Participaram da solenidade o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Noeli Maria Weber Hansen, e o tenente-coronel Andre Lima da Silva, do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.

Os encontros do Proerd aconteceram durante o horário normal de aula, uma vez por semana, e tiveram  dez lições que abordaram temas como segurança pessoal; maneiras de dizer não às ofertas de drogas; abuso e uso das drogas; autoestima; influência dos meios de comunicação; alternativas para não usar drogas; pressão dos companheiros; consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas; maneiras de lidar com as tensões do dia-a-dia, e formas de evitar a violência, além de noções de cidadania e segurança pessoal.

O Proerd foi implantado no Brasil em 1992 e é desenvolvido por policiais militares. O objetivo do programa é combater o consumo de drogas através da educação. Segundo o tenente-coronel Andre Lima da Silva, o Proerd mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente para saber tomar decisões e dizer não. “Além disso, contribui para que a comunidade se sinta mais segura, reconhecendo o esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e à violência”, afirma.

Crédito das Fotos: Eliton Velho | Divulgação Brigada Militar