02/02/2016

Secretaria de Administração

43ª Festa do Figo enalteceu a cultura da fruta em Nova Petrópolis

Festa ocorreu dias 30 e 31 de janeiro na localidade de Linha Brasil...

A 43ª edição da Festa do Figo apresentou o figo e outros produtos cultivados em Nova Petrópolis e região para autoridades, comunidade e visitantes, nos dias 30 e 31 de janeiro. A maior festa do interior do Município ocorreu na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e envolveu produtores, voluntários e comissão organizadora para demonstrar a força dos agricultores da cidade.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e o vice-prefeito, Gregor Hermann, juntamente com a primeira e segunda-dama do Município, participaram da abertura do evento, que ocorreu dia 30 de janeiro. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, André Dall’Agnol e todos os secretários da Administração Municipal participaram do evento. Autoridades estaduais, como o coordenador de programas, Atílio Puntel, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori e o deputado estadual, Elton Weber, que no ato representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prestigiaram a festa. Brigada Militar, Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis e vereadores municipais também estiveram presentes na solenidade.

“Nova Petrópolis é destaque no cultivo do figo e na agricultura em geral. Os produtores do Município recebem apoio e incentivo da Administração Municipal. Durante o Governo Lelo e Gregor diversos programas foram criados e muitos dos que já existiam foram melhorados. O objetivo do Poder Executivo é mostrar o que Nova Petrópolis tem de melhor e a Festa do Figo enaltece esta cultura tão tradicional do nosso Município”, ressaltou o prefeito Regis Luiz Hahn em seu discurso.

Durante a abertura da festa o representante dos expositores de figo da 43ª edição, Clóvis Thiele, declarou a dificuldade do cultivo da planta, devido às mudanças climáticas inesperadas durante o ano de 2015. Emocionado, Thiele expressou a gratificação de participar do grupo de produtores de figo no Município e de ser o representante da classe em Nova Petrópolis. A Rainha da 43ª Festa do Figo, Ângela Fuhr e as Princesas Ellen Diniz e Karin Arend encantaram os visitantes da festa. Dispostas, as soberanas posaram para fotos e receberam os participantes da festa.

O presidente da comissão organizadora do evento, Celso Seefeld, agradeceu o apoio da Administração Municipal e a colaboração de todos os patrocinadores, voluntários e expositores. “A festa contou com público expressivo na parte da tarde, principalmente durante as apresentações das atrações musicais. Acredito que alcançamos a expectativa de público e, com certeza, a entrada franca e o estacionamento gratuito foram fatores importantes para a vinda dos visitantes. Os expositores ficaram bastante satisfeitos com as vendas e isso é o mais importante”, enalteceu o presidente da comissão organizadora, Celso Seefeld.

A premiação dos expositores ocorreu na tarde de 30 de janeiro. Mais de 30 categorias foram premiadas. Na classificação geral do fruto principal da festa, o figo, Andre Strey ganhou o 1º lugar geral, com a variedade negrito. No 2º lugar ficou Heitor Kny, com a variedade roxo de valinhos. Loni Ribeiro de Freitas ficou com o 3º lugar na classificação geral, com a variedade amarelo grande.

A 43ª Festa do Figo foi organizada pela equipe da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café. O evento foi patrocinado por Banrisul, Sicredi e Cooperativa Piá.

Confira os expositores premiados na 43ª Festa do Figo:

FIGO - Classificação Geral

Negrito