10/02/2015

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

42ª Festa do Figo de Nova Petrópolis supera expectativas

Milhares de pessoas visitaram evento realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro em Linha Araripe...

A localidade de Linha Araripe, no interior de Nova Petrópolis, recebeu milhares de pessoas na 42ª edição da Festa do Figo, realizada nos dias 07 e 08 de fevereiro. Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir atrações culturais, adquirir produtos artesanais e, sobretudo, saborear o figo cultivado no município. A abertura do evento, ocorrida no dia 07 de fevereiro, contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, acompanhado da primeira dama, Marion Spier Hahn, além do  secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, do deputado estadual Elton Weber, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto e também de secretários municipais, vereadores e demais autoridades municipais.

“Quero lembrar que esse evento só é possível graças aos produtores do município, que não medem esforços para tornar realidade essa festa que cresce a cada edição. A comercialização do figo foi ótima, principalmente por ser um produto bastante perecível e por isso não é encontrado em qualquer lugar”, disse o presidente da Comissão Organizadora Festa do Figo, Jonas Gottschalk.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que representou o Governador José Ivo Sartori no evento, ressaltou o compromisso do governo estadual para com os produtores rurais. “Nosso papel é incentivar o desenvolvimento de atividades que geram renda e agregam valor aos produtores. No caso de Nova Petrópolis, mais especificamente deste evento, apoiamos os produtores de figo e queremos vê-los aumentar sua produção cada dia mais”, destacou.

“Nós, da administração municipal, temos orgulho e procuramos seguir o exemplo desses produtores rurais, que trabalham com afinco todos os dias para retirar sempre o melhor da terra. Tenho convicção de que um setor primário forte é a garantia do desenvolvimento de um município.”, afirmou o prefeito Regis Luiz Hahn, que aproveitou a oportunidade para citar os diveros investimentos feitos pela administração municipal no setor primário.

A 42ª Festa do Figo também contou com apresentações culturais na tarde de sábado, protagonizadas pelo grupo de Danças Edelweiss Tanzgruppe, danças árabes com a Cia Essência Oriental, CTG Pousada da Serra, grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e o grupo Estribo de Prata. O encerramento da festa, realizado no domingo, foi marcado por uma domingueira que reuniu a Banda K’necus, Estribo de Prata, Germano & Lawrence e Banda Porto do Som.

A Rainha da festa, Bruna Fernanda Mielke, e as princesas Aline Rodrigues de Castro e Angélica Andreia Colliselli, recepcionaram o público com simpatia e disposição. No sábado pela manhã o e ex-senador Pedro Simon, acompanhado de sua família, também visitou a Festa do Figo de Nova Petrópolis.

A edição de 2015 da festa contou com aproximadamente de 400 expositores, sendo 250 só de figo. Nos estandes montados na Sociedade de Linha Araripe, os visitantes puderam conferir o figo nas mais diversas formas: in natura, schmier (geleia), desidratado, em calda, licor, como recheio de cuca e como recheio de alfajor. Além da fruta, os produtores expuseram diversos produtos provenientes da agricultura familiar. Máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato entre outros, também foram comercializados no evento.

Na exposição de figos, uma comissão julgadora, composta por profissionais da área agrícola, elegeu os melhores de cada produto. Benno Seibt, da Linha Araripe, foi o grande destaque da 42ª Festa do Figo edição do evento, conquistando o primeiro lugar geral da exposição de figos. A 42ª Festa do Figo de Nova Petrópolis foi uma realização da Associação Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe e contou com o financiamento do Pró-Cultura/RS. Patrocínio de Piá, Suibom, Sicredi e Banrisul.