21/11/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

30 de novembro é Dia D de Vacinação para adultos de 20 a 29 anos

Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta das 8h à 17h no Dia D

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, cujo público-alvo são adultos de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, teve início na última segunda-feira, 18 de novembro, e prossegue até o dia 30. Nova Petrópolis tem 3.000 jovens nesta faixa etária. No sábado, 30 de novembro, das 8h às 17h, será dia D de Vacinação na UBS Centro. Leve sua caderneta de vacinação e proteja-se.

A vacinação é a forma mais eficaz de se proteger do sarampo e evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. A tríplice viral protege também contra a caxumba e a rubéola. O calendário básico oferece duas doses, a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral, que inclui proteção contra a varicela (catapora).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, todas as Unidades Básicas de Saúde aplicam a vacina em seus respectivos horários de funcionamento. Procure a sua Unidade Básica de Saúde de referência em Nova Petrópolis: UBS Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min; UBSs do interior, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.

“Esta é mais uma das campanhas de saúde pública de fundamental importância. Apelamos para que a comunidade alvo procure a Unidade de Saúde e receba a vacina como forma de proteção individual e da sociedade como um todo. Sarampo é uma doença grave, de alto risco de contaminação que pode deixar sequelas importantes, ou mesmo levar o indivíduo a óbito”, enfatizou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente, aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser imediatamente informados às Secretarias Municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, pelo número 150.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.