06/03/2024

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

2ª Nova Mel Fest acontece nos dias 8, 9 e 10 de março em Nova Petrópolis

Evento evidencia e promove a produção de mel, além de oferecer diversas atrações gratuitas

Nos dias 8, 9 e 10 de março, sexta-feira, sábado e domingo, a Rua Coberta de Nova Petrópolis recebe a 2ª Nova Mel Fest, evento que evidencia e promove a produção de mel. Realizada pela Associação NovaMel, com apoio da Administração Municipal, a programação contempla o comércio de diversas variedades de mel, além de outros produtos relacionados à apicultura e à meliponicultura, e ainda colmeias de abelhas sem ferrão. Oficinas, palestras e apresentações musicais completam a lista de atrações gratuitas da programação.

A abertura oficial da 2ª Nova Mel Fest ocorre no sábado, às 9h, na Rua Coberta, com a presença de autoridades municipais e estaduais. Na ocasião, será celebrado o título de Capital Estadual da Meliponicultura, recebido por Nova Petrópolis através da Lei Estadual 16.055/2023.

Ao longo dos três dias de programação, a Rua Coberta e a Praça das Flores receberão uma série de atividades técnicas relacionadas ao mel, tanto na produção quanto nas aplicações de consumo do produto. Entre as oficinas e palestras, destaque para a palestra com o professor Robson Raad (sábado, 10h), considerado uma referência nacional em genética de abelhas, que falará sobre “manejo para uma apicultura profissional”. Outra palestra de destaque será com o Dr. Ricardo Camargo (sábado, 11h), que atua na Embrapa e faz parte da diretoria da Abramel. Ele atuou no processo de regulamentação da meliponicultura no estado de São Paulo e falará sobre governança e organização setorial. E o engenheiro agrônomo Carlos Alberto dos Santos (domingo, 9h), ministrará uma atividade de inseminação instrumental de abelhas, ação inédita entre os profissionais do setor.

No palco da 2ª Nova Mel Fest, as atrações musicais são o acústico Gerson Müller, Grupo Alma Gaudéria, Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, acústico William Camargo, Grupo Tom de Mulher e Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis.

A 2ª Nova Mel Fest é realizada pela Associação NovaMel, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Mais informações pelo telefone (51) 98195-0660.

A programação completa do Verão no Jardim da Serra Gaúcha pode ser conferida clicando aqui. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji. Acompanhe as novidades nas redes sociais (Facebook e Instagram) em @veraonovapetropolis e no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Confira a programação completa:

08/03 - Sexta feira

8h às 20h - Visitação de escolas

9h às 11h - Exposição e comercialização de produtos de abelhas sem ferrão

14h às 16h - Visitação de escolas

14h - Oficina de Hidromel - Luciano Ilha - Espaço do Coffee Block

18h - Acústico Gerson Müller

09/03 - Sábado

9h - Abertura oficial

10h - Palestra com professor Robson Raad - Manejo para uma apicultura profissional

10h - Oficina de culinária com Márcia Birk - Espaço do Coffee Block

11h - Palestra com Dr. Ricardo Camargo (Abramel) - Panorama atual da meliponicultura: governança e organização setorial

12h - Intervalo para almoço

13h30 - Palestra com Luiz Palmer - Como cuidar de uma colmeia em sua casa

14h - Oficina de cosméticos com Márcia Birk - Espaço do Coffee Block

14h às 16h - Alegria 360 especial - Grupo Alma Gaudéria

16h - Oficina de divisão com Orlando e Leandro - Multiplicação por alça e disco

17h - Orquestra Jovem de Nova Petrópolis

18h30 - Acústico William Camargo

10/03 - Domingo

9h - Palestra com o engenheiro agrônomo Carlos Alberto dos Santos - Histórico e perspectivas da apicultura

10h - Palestra com biólogo Matheus Teixeira Fangueiro - Plantas com potencial para a meliponicultura

10h - Oficina de culinária com Márcia Birk

11h - Oficina com Dr. Ricardo Camargo - Boas práticas na extração de mel de abelhas sem ferrão

12h - Intervalo para almoço

13h30 - Palestra com Luiz Palmer - Qual caminho você quer seguir dentro da meliponicultura?

14h - Oficina de hidromel com Luciano Ilha - Espaço do Coffee Block

14h30 - Sorteio da “Ação entre Amigos” NovaMel