conteúdo do menu
conteúdo principal
21/10/2025

Secretaria de Turismo e Cultura

28ª Feira do Livro e Abertura da Colheita do Mel das Meliponas encantam o público e encerram programação com sucesso em Nova Petrópolis

Evento reuniu autores, livreiros e meliponicultores na Rua Coberta e Praça das Flores

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

 

A 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e a Abertura da Colheita do Mel das Meliponas chegou ao fim neste domingo, 19 de outubro, após cinco dias de intensa programação na Rua Coberta e Praça das Flores. O evento celebrou a literatura, a educação, a música e a meliponicultura, reunindo escolas, escritores, artistas, apicultores, meliponicultores e a comunidade em uma grande festa de consagração da cultura e do conhecimento.

No primeiro dia, 15 de outubro, a programação foi marcada por contações de histórias com a escritora Bárbara Catarina, apresentações escolares e o Sarau Literário que homenageou personalidades da cultura e história do Município falecidas em 2025, como Gaudêncio Terra, Ovídio Hillebrand, Ivoni Nör e o ex-prefeito Siegfried Drechsler.

Nos dias seguintes, o público acompanhou uma programação diversificada, com destaque para apresentações das escolas de Nova Petrópolis, palestras, recitais e bate-papos com autores locais e convidados. O escritor Athos Beuren trouxe o universo do RPG à Feira do Livro, enquanto a patrona Indiara Tainan encantou com histórias, reflexões e diálogos sobre ancestralidade e resistência.

O evento também foi palco para lançamentos literários importantes, como o livro “Nova Petrópolis: 70 Anos”, produzido pelos estudantes do projeto Escritores do Amanhã; o livro “Memórias em Cena”, das escritoras locais Jussara Prates e Helena Klein, e a obra “Crônicas do Jardim da Serra – Histórias do Coração da Colônia”, do Coletivo de Escritores de Nova Petrópolis.

No sábado, 18 de outubro, o evento foi marcado por um dos momentos mais simbólicos: a Abertura Oficial da Colheita do Mel das Meliponas, que reforçou o título de Nova Petrópolis como Capital Estadual da Meliponicultura e destacou o trabalho exemplar dos meliponicultores locais. O público ainda conferiu espetáculos teatrais, apresentações culturais e oficinas da Associação NovaMel.

A Abertura Oficial da Colheita do Mel das Meliponas também ocorreu neste sábado, 18 de outubro, na Rua Coberta. O momento destacou a importância do mel, uma vez que o Rio Grande do Sul vem sendo considerado o maior produtor de mel do Brasil, e Nova Petrópolis se destaca fortemente neste segmento nas atividades de apicultura e meliponicultura. A solenidade e abertura da colheita contou com a presença de autoridades Municipais e do Estado. E teve a manifestação do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; do vice-prefeito, Alexandre da Silva; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do deputado Estadual, Elton Weber; da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Inspetor Robison Reolon; do presidente da Federação das Associações de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Sul (FARGS), David Vicenzo; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter; e do presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis – NovaMel, Orlando Morschel.

O encerramento da 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e a Abertura da Colheita do Mel das Meliponas, no domingo, 19 de outubro, reuniu literatura, música e emoção. O dia contou com o Sarau Literário do Coletivo de Escritores, a premiação do 4º Desafio Literário da Biblioteca Pública Municipal Elsa Hofstätter da Silva, oficinas de meliponicultura e um belíssimo espetáculo da Cia de Teatro Luz & Cena com “O Negrinho do Pastoreio”. A programação terminou em grande estilo com o show da Tríade Música, emocionando o público presente.

Ao final, autoridades do Município agradeceram à patrona Indiara Tainan, à Associação NovaMel, ao SESC Caxias do Sul e a todos os envolvidos na organização e execução do evento. O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito, Alexandre da Silva, e a secretária de Educação e Desporto, Cariolina Andréia Kehl Matter, enalteceram o papel fundamental de cada pessoa envolvida na 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e a Abertura da Colheita do Mel das Meliponas.

“Nova Petrópolis mostrou que a leitura, a cultura e o mel têm o poder de unir, inspirar e adoçar a vida de toda a comunidade. Muito obrigado a todos que se empenharam para que esse lindo evento acontecesse, estão todos de parabéns”, finalizou o prefeito Municipal, Daniel Carlos Michaelsen.

A 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e Abertura da Colheita do Mel das Meliponas foi uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com correalização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (Nova Mel). Contou com apoio de Sicredi Pioneira, Niruma Móveis, Hypernova e Dakota – Ser linda é ser feliz.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Créditos das fotos: Jordana Kiekow, Kassandra Dorneles, Gian Baum e Felipe Ackermann | Comunicação PMNP

Documentos

Outras Notícias