29/08/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

21ª Feira do Livro de Nova Petrópolis é sucesso absoluto

Evento literário uniu livros, flores e notas musicais no Jardim da Serra Gaúcha...

Durante cinco dias, a Rua Coberta de Nova Petrópolis se encheu de cultura com as atrações da 21ª edição da Feira do Livro – um mundo inteiro em suas mãos. Flores, livros e notas musicais se uniram para encantar os visitantes do evento. Quem visitou a Feira do Livro teve a oportunidade de interagir com escritores, adquirir livros, participar de contações de histórias, além assistir a peças de teatro, apresentações de dança e shows musicais.

“A Feira do Livro foi maravilhosa. Contamos com a participação de excelentes escritores e com apresentações de qualidade. Os livreiros ficaram muito satisfeitos com o volume de negócios realizados durante o evento. Os alunos das escolas de Nova Petrópolis foram espetaculares e trouxeram o melhor para o palco da feira” destacou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.

A Feira do Livro deste ano foi agraciada com a presença dos escritores Márcia Funke Dieter, Eleonora Medeiros, Jocelaine Silva, Annie Müller e Maristela Scheuer Deves que participaram do projeto “Encontro com o Autor” realizado nas escolas do Município durante o mês de agosto. O escritor João Pedro Roriz lançou o livro “O Mistério das Quatro Estações” no palco do evento, no dia 25 de agosto; dia 27 de agosto, a autora do livro “A Mamãe é Rock”, Ana Cardoso, participou de um bate-papo sobre o livro com o público da feira.

Os alunos das escolas de Nova Petrópolis trouxeram arte e diversão para a Feira do Livro. Peças teatrais, esquetes, apresentações de dança, música e textos foram especiais na programação da feira. A participação dos vencedores do Festival Municipal de Música Estudantil de Nova Petrópolis 2015 marcou a 21ª edição da Feira do Livro.

O público visitante também pôde adquirir livros nos estandes da Seicho-no-ie, Livraria Notre Dame, DS Livros, Livraria Baronesa, Livraria Clássica, Livraria Pesquisa, Livraria Paulinas, Livraria Educativa, Livraria do Arco da Velha e Sebo - Livros Usados que ficaram abertos durante todo o evento. Além dos estandes das livrarias, a Feira do Livro contou com a participação do Centro Cultural do SESI que disponibilizou um acervo de aproximadamente três mil títulos para consulta gratuita e a contação de histórias. O Baú da Leitura, ação desenvolvida pela Biblioteca Pública Municipal, também foi atração na Rua Coberta, assim como a Abelhuda, do programa A União Faz a Vida.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto ainda agradece a participação de todos os envolvidos na organização do evento. “É importante destacar o trabalho do Departamento Municipal de Cultura de Nova Petrópolis e de todos que ajudaram a organizar, montar e divulgar a 21ª Feira do Livro. Temos que agradecer também aos professores e às escolas por incentivarem os alunos a prestigiarem o evento e ao público que participou da feira”, ressalta Lawrenz.

Apresentações como o teatro “Trocando as Patas” e o show “Sul em Canto” conquistaram o público. O grupo de jovens talentosos da “Cosmic Island” surpreeenderam a todos os presentes. A mistura de piano e tecido foi repleta de emoção, com o pianista Micael Leão Michaelsen e a bailarina Helena Neumann. As contações de histórias também marcaram as crianças e adolescentes que interagiram com as professoras criativas.

O show "Um piano no campo largo da música" encerrou a Feira do Livro na noite de 28 de agosto. Autoridades municipais e o público presente ficaram maravilhados com o espetáculo cultural apresentado pelo o pianista Rodrigo Soltton, acompanhado do tradicionalista Omair Trindade e dos dançarinos Rafael Pires e Natalia Bassani. Músicas que marcaram os gaúchos como "Obrigado Patrão Velho", "Céu, Sol, Sul Terra e Cor", "Querência Amada" e "Canto Alegretense" foram interpretadas por Soltton. Boleadeiras, bombo leguero, chula, prosa e poesia foram pontos alto da apresentação. Ao som do piano de cauda e na voz de Rodrigo Soltton, o gaúcho e a prenda dançaram as músicas apresentadas.

A 21ª Feira do Livro foi uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento foi realizado em conjunto com a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofsttäter da Silva e contou com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Petrópolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Adriana Monteiro Arrial