05/12/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

1º Encontro de Bandas Marciais de Nova Petrópolis contou com 172 participantes

Oito Bandas Marciais Escolares do Município participaram do evento inédito

O 1º Encontro de Bandas Marciais de Nova Petrópolis ocorreu dia 4 de dezembro, no Centro de Eventos. A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contou com a presença de oito Bandas Marciais Escolares da cidade e da Banda Municipal de São Marcos. Além das apresentações musicais, foi realizada a entrega de premiação.

Participaram do encontro 133 alunos de escolas Municipais, Estaduais e particulares de Nova Petrópolis, sendo elas: Augusto Guilherme Gaedicke, Otto Hoffmann, Padre Amstad, Pedro Beck Filho, Padre Werner, Escola Piá, Frederico Michaelsen e Bom Pastor. O evento também contou com a presença da Banda Marcial de São Marcos, composta por 39 jovens, totalizando 172 participantes que se apresentaram no encontro.

Para o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, o encontro é importante para reconhecer o empenho dos alunos. “Os jovens que tocam nas bandas marciais treinam muito e contribuem para a cultura da cidade. É preciso coragem e persistência para isso”, comenta Lawrenz. O secretário também destacou que o Encontro de Bandas Marciais é uma troca de experiências. “É bom para os alunos de Nova Petrópolis conhecerem outras bandas e trocarem experiências, além de fazer novas amizades. É bom investir nesse projeto”, reforçou o secretário Municipal.

Confira o resultado do Encontro de Bandas:

1º lugar – Banda Marcial do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e Banda Marcial do Colégio Estadual Padre Werner

2º lugar – Banda Marcial da Escola Técnica Bom Pastor e Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho

3º lugar – Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Piá

Investimento nas Bandas Marciais Escolares

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto ativou as Bandas Municipais Escolares nas escolas de Nova Petrópolis em 2018. O feito foi possível graças ao investimento de R$ 47.104,60 da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que adquiriu 300 instrumentos musicais e disponibilizou dois regentes que realizam ensaios nas instituições de ensino. O projeto das Bandas Marciais Escolares envolve, aproximadamente, 210 estudantes, que participam dos ensaios de 10 grupos musicais em escolas Municipais, Estaduais e particulares.

Em 2019, a Banda Marcial de Nova Petrópolis, que é formada por integrantes das Bandas Marciais Escolares, recebeu uniformes novos. Os trajes azul e branco, cores alusivas à bandeira do Município, foram encomendados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que investiu R$ 17.595,00 na confecção das 181 peças de uniforme. Os pais dos integrantes da Banda Marcial Municipal, em conjunto com a empresa Pro-Pé Calçados, foram os responsáveis pela aquisição dos 55 pares de calçados que completam os trajes, investindo um total de R$ 2.700,00 em calçados femininos e masculinos.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow e Marcelo Moura | Comunicação PMNP