14/02/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro será dia 21 de fevereiro

Evento atende decreto estadual e conclamação do Comitê Estadual do Povo de Terreiro...

Nova Petrópolis promove a 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro dia 21 de fevereiro, às 18h30min, no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Parque Aldeia do Imigrante, portão 2. A etapa municipal é preparatória para a Conferência Estadual do Povo de Terreiro, que será realizada em março. A 1ª Conferência Municipal de Povo de Terreiro será presidida pelo Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogum Xoroke, de Nova Petrópolis.
O prefeito Regis Luiz Hahn convocou a realização do evento por meio de um Decreto Municipal, considerando a correspondência enviada pelo gabinete do Governador Tarso Genro, assinada pela Coordenadora do Comitê Estadual do Povo do Terreiro, Sandrali de Campos Bueno, endereçada ao Município, conclamando para a realização da Conferência Municipal do Povo de Terreiro. Também observou-se o disposto no Decreto nº 50.932 de 27 de novembro de 2013, no qual o Governador do Estado do Rio Grande do Sul convoca a I Conferência Estadual do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul. E, considerando o Governador do Estado do Rio Grande do Sul haver constituído o Comitê Estadual do Povo de Terreiro, por meio do Decreto n° 50.112/2013, onde justifica a instituição de políticas públicas para o combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, constitiu-se a Conferência Municipal do Povo de Terreiro, em uma das etapas preparatórias para a Conferência Estadual do Povo de Terreiro.
A 1ª Conferência Municipal de Povo de Terreiro tem como objetivo a articulação, discussão, reflexão, esclarecimento do trabalho desenvolvido pelos Povos de Terreiro no Município e a eleição dos delegados que participarão da etapa estadual, de 20 a 23 de março, em Porto Alegre.
A participação na 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro é aberta aos interessados e apenas os munícipes terão direito a voto na eleição dos delegados para a etapa estadual.
O prefeito Regis Luiz Hahn recebeu representantes do Comitê Estadual do Povo Terreiro, Iyá Sandrali de Campos Bueno e Mãe Bia de Iemanjá, em seu Gabinete Oficial, no dia 31 de janeiro. Na ocasião, o prefeito Lelo reafirmou que “a diversidade é o que nos une” e que este slogan não é apenas um discurso, é um fato em sua administração. “É uma quebra de paradigmas”, acrescentou o diretor da seção de cultura musical, Éderson Moreira dos Santos.
“Em uma comunidade germânica também há povo de terreiro, Nova Petrópolis é prova disso. Estas conferências são um marco para o Brasil”, disse Iyá Sandrali de Campos Bueno, coordenadora do Comitê Estadual do Povo Terreiro, ao salientar que o Decreto nº 009/2014, assinado pelo prefeito Lelo, é modelo para os administradores dos demais Municípios do Rio Grande do Sul.
A diretora do Departamento de Cultura, Gabriela Raymundo, também participou da reunião, em que o prefeito até declamou uma poesia em homenagem à diversidade que une povos.