16/05/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Petrópolis acontece nesta quinta-feira

O tema do evento é “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”

Na quinta-feira, dia 19, acontece a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Petrópolis. O evento irá ocorrer no plenarinho da Acinp, das 8h às 16h. O tema do encontro é “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A programação da conferência inclui a apresentação da atual Rede de Atenção Psicossocial, retomada histórica dos percursos da saúde mental em Nova Petrópolis e apresentação e discussão dos eixos temáticos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Petrópolis, a psicóloga Carina Correa da Silva, a conferência tem por objetivo discutir temas relacionados à política de saúde mental e a rede de atenção psicossocial do Município. “A participação de todos os atores da rede é fundamental, especialmente dos usuários dos serviços, que são entendidos como protagonistas do processo de construção e melhoria da rede como um todo. Entende-se como um momento privilegiado de exercício da autonomia e de renovação das práticas de cuidado em saúde mental”, afirma.

Do dia 16 ao dia 20 de maio acontece a 9ª Semana de Luta Antimanicomial em Nova Petrópolis, visando combater o modelo de atenção em saúde mental centrado no tratamento único em internações de longa permanência em manicômios. A semana é concomitante à Conferência Municipal de Saúde Mental e ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18 de maio e marca o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico.

Confira a programação completa da 9ª Semana de Luta Antimanicomial:

16/05 – 14h: Oficina de confecção de cartazes (profissionais e usuários do Caps e Grupo de Adolescentes);

17/05 - 16h: Yoga no Caps (aberto ao público);

18/05 – 14h: Roda de conversa no Caps: saúde mental começa na infância (aberto ao público);

19/05 – 8h às 16h: 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental no Plenarinho da ACINP (aberto ao público);

20/05 – 8h: Oficina Horteiros do Caps – Caminhada e Encerramento da semana com plantio da árvore símbolo (aberto ao público).

Crédito da foto: Flavia Azolin/Comunicação PMNP