29/01/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Vigilância Ambiental de Nova Petrópolis fez mais de 37 mil vistorias em 2023

Agentes de combate a endemias encontraram 379 focos do mosquito Aedes aegypti em 284 imóveis da cidade

O setor de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Nova Petrópolis divulgou na semana passada, os dados do Painel Aedes, referentes a 2023, quando 379 focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças, foram localizados em 284 imóveis durante o ano. Esse levantamento, assim como as ações de controle do inseto, foi possível pelo trabalho de vistoria dos agentes de combate a endemias, que realizaram mais de 37,9 mil visitas aos imóveis durante o ano passado. Neste ano, as equipes do Município já encontraram um foco de infestação e há três casos suspeitos de dengue em processo de investigação.

O diretor da Vigilância Ambiental, Rafael Altreiter, destaca que as equipes do órgão estão sempre alertando os moradores da cidade sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, mas sempre é preciso reforçar o tema e contar com a colaboração da população. “A melhor maneira de combater o Aedes aegypti é não deixá-lo nascer, e isso se faz eliminando os criadouros, que podem ser qualquer recipiente com capacidade de acumular água”, afirma.

Altreiter lembra ainda que o vetor é um mosquito doméstico e que vive dentro ou próximo às casas, escolas e comércios, por isso todos precisam fazer a sua parte. Nesse sentido, o diretor reforça que cisternas, baldes, lonas, tonéis e potes, assim como pneus, são locais em que o inseto costuma fazer a deposição de seus ovos, por isso é importante ter cuidado e realizar a verificação, eliminação e limpeza mecânica (lavar com esponja, por exemplo) com frequência.

Levantamento

De acordo com levantamento realizado pela Vigilância Ambiental ao longo de 2023, e divulgado periodicamente no Painel Aedes (acesse aqui), foram coletadas 1.348 amostras em possíveis focos do mosquito na cidade. Nesse trabalho, as equipes encaminharam 11.175 exemplares em diversas fases de desenvolvimento para identificação no Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde e Assistência Social, que realiza a análise. Foram coletados 2.548 ovos, 7.586 larvas – destas, 1.447 eram Ae. aegypti -, 1024 pupas (314 eram de Ae. aegypti), e 17 insetos adultos, sendo dez mosquitos Ae. aegypti.

É importante ressaltar que o total do mosquito vetor encontrado está diretamente relacionado com o número de casos confirmados de dengue durante todo 2023 em Nova Petrópolis – foram cinco casos, alguns autóctones. Nos primeiros 26 dias de 2024 não há ainda casos de dengue, mas um foco do mosquito já foi identificado no bairro Juriti e há a investigação de três casos suspeitos da doença.

Outro dado que merece destaque no levantamento da Vigilância Ambiental são os bairros em que o mosquito Ae. aegypti foi encontrado no maior número de imóveis. O Pousada da Neve, a Vila Germânia, o Centro e o Piá foram as localidades com maior registro, sendo encontrados focos em 53, 50, 45 e 42 imóveis respectivamente em 2023.

Ações de combate ao Aedes

Diversas ações foram realizadas ao longo de 2023 no Programa de Vigilância e Controle do Aedes em Nova Petrópolis. São exemplos desse trabalho a instalação mensal das ovitrampas (armadilhas para captura de ovos), forças-tarefa de vistoria nos imóveis, campanha de recolhimento de pneus inservíveis, orientação direta à comunidade durante a visitação dos agentes, a instalação de placas informativas, o teatro de fantoches levado às escolas, a participação em alguns em eventos públicos da cidade, inspeções em pontos estratégicos, levantamentos de índice rápido de infestação, a publicação do Painel Aedes, dentre outras.

Como resultado dessas medidas, a Vigilância Ambiental destaca alguns resultados:

- Coleta de mais de 2.548 ovos pelas ovitrampas, monitoramento que possibilita a priorização e direcionamento das ações de controle do vetor na cidade;

- Maior acesso dos agentes às residências, contando com o apoio e entendimento da população nova-petropolitana;

- Recolhimento de mais de 100 pneus inservíveis durante as duas campanhas realizadas no ano, nos meses de março e outubro.