14/09/2017

Obras da E.T.E. e rede de coleta de esgoto prosseguem em Nova Petrópolis

Bairro Logradouro tem as primeiras vias a receberem instalações da rede...

A rede de coleta de esgoto de Nova Petrópolis está sendo instalada no Bairro Logradouro. Ciente de que a obra traz transtornos para a população, a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação presta esclarecimentos à comunidade.
O projeto elaborado pela CORSAN prevê a construção da E.T.E. (Estação de Tratamento de Esgoto) e duas EBE’s (Estações de Bombeamento de Esgoto), a serem instaladas no Logradouro. A rede de coleta de esgoto está prevista no Bairro Logradouro, Centro e parte do Bairro Juriti.
Conforme a verba disponibilizada pela FUNASA, no valor de R$ 8 milhões, foi licitada a 1ª etapa, que prevê a instalação da E.T.E., EBE’s e rede de coleta na extensão de 14 km que vai atender, em um primeiro momento, o Logradouro e parte do Centro, por estarem mais próximos da Estação de Tratamento de Esgoto.
O cronograma da obra prevê a conclusão em julho de 2018; porém, a alta incidência de rocha no subsolo aumenta o nível de dificuldade, o que pode provocar a dilatação no prazo de entrega.
A empresa contratada para as detonações é especializada no serviço e toma os cuidados necessários para não provocar danos às edificações. Porém, se algum morador tiver receio de que possa sofrer prejuízo, a Secretaria de Planejamento recomenda que contrate profissional da área da arquitetura ou engenharia para elaborar laudo da construção antes da detonação. Desta forma, eventual dano poderá ser cobrado da empresa.
Os valos aterrados sofrem adensamento gradual, portanto, não serão pavimentados imediatamente. A pavimentação poderá demorar até 30 dias após o aterro da vala.
Todas as residências ou prédios terão ramal individual e caixa de ligação no passeio.
Para os usuários que tem seu sistema de tratamento em nível inferior a caixa de ligação, a Secretaria de Planejamento tem a informação da CORSAN que está em estudo um kit a ser disponibilizado nestes casos, constituído de reservatório, bomba e boia para efetuar bombeamento ao ponto de coleta.
O sistema de tratamento e a rede de coleta não são projetados para gordura. Portanto, todas as unidades deverão ter caixa de gordura e serão responsáveis pela limpeza desta, a fim de evitar que a gordura atinja a rede.
Uma vez entregue a 1ª etapa da obra, que será operacional, a CORSAN vai gerir a coleta e tratamento de esgoto, sendo que, todas as unidades servidas terão que se conectar ao sistema e recolher taxa de esgoto.
Obras de construção a serem concluídas antes do prazo de operação da Estação de Tratamento de Esgoto, deverão ter filtro, fossa e sumidouro.
Ainda este ano, são previstos para executar trechos das seguintes ruas: Rua Pastor Hunsche, Rua José Neumann Filho, Rua Antônio Maria Feix, Avenida Padre Affonso Theobald e Rua Duque de Caxias. A Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação está à disposição para esclarecer dúvidas, fone (54) 3281-8400.

FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Arquivo Comunicação PMNP
LEGENDA: Prefeito Regis Luiz Hahn e secretário de Planejamento, Hermann Deppe, acompanharam o início das obras