03/04/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova sede do Arquivo Histórico Municipal será inaugurada nesta quinta-feira

Mudança para o espaço no bairro Logradouro faz parte das comemorações dos 35 anos de fundação do órgão em Nova Petrópolis

Na data em que comemora 35 anos de fundação, o Arquivo Histórico Municipal Lino Grings também passa a contar com uma sede própria, agora junto ao Espaço Mais Cultura, no bairro Logradouro, em Nova Petrópolis. A inauguração da nova estrutura acontece nesta quinta-feira, 4 de abril, às 14h, quando também serão realizadas homenagens e haverá benção da Equipe Ecumênica do município às instalações.

O Arquivo Histórico Municipal foi criado no dia 4 de abril de 1989 e funcionava, nos últimos tempos, no piso superior da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, na rua Tiradentes. Com o crescimento do acervo, a necessidade de mais espaço para o cuidado e a preservação dos materiais que ajudam a contar a história da cidade, além da dificuldade de acessibilidade do endereço atual, o Poder Público iniciou processo de ampliação do Espaço Mais Cultura para receber o órgão, na rua Rui Barbosa, 1.073.

Conforme a diretora do Departamento de Cultura, Jussara Prates, neste momento está sendo concluída a obra, para, posteriormente, ser feita a aquisição de mobiliários. Já a mudança para o novo endereço será gradativa e feita ao longo de 2024, pois é preciso muito cuidado para transportar e armazenar os materiais.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, o Município está investindo quase R$ 280 mil nesta ampliação, sendo R$ 250 mil oriundos de emenda parlamentar do senador Paulo Paim e o restante em recursos próprios. Com a obra, o Espaço Mais Cultura receberá 101,08 metros quadrados de área extra, a serem utilizados para instalar o Arquivo Histórico. As benfeitorias estão sendo executadas pela empresa Gramado Home Construções Ltda.

Cuidados para a mudança

O diretor do Arquivo, Pedro Scheer, explica que há documentos no acervo que não possuem cópia e são bastante antigos, e, para evitar sua degradação, devem ser manuseados com cautela. Por isso, além da transferência ser feita em partes, o processo também precisará ser sistematizado, de forma que os materiais sejam acondicionados em seus respectivos espaços de forma definitiva e que permita ao Município manter uma base de dados atualizada e que facilite pesquisas. “Essas medidas têm como objetivo manter o Arquivo Histórico em um local mais seguro e adequado”, afirma.

A mudança de endereço do Arquivo Histórico é resultado também do Plano Municipal de Cultura, aprovado em 2023. O documento previu a instalação do órgão em um local mais apropriado e acessível ao público.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP