12/09/2017

Nova Petrópolis terá “Pirâmide Natalina” na Praça das Flores

Decoração será inaugurada durante o Natal no Jardim da Serra Gaúcha...

A cultura germânica, ricamente preservada em Nova Petrópolis, estará em evidência em um novo projeto que será construído na Praça das Flores. Trata-se da "Pirâmide Natalina" ou "Weihnachtspyramide", tradição preservada na Alemanha, por ocasião das comemorações de Natal. O atrativo decorativo será lançado durante o evento Natal no Jardim da Serra Gaúcha, que integra o calendário oficial do Município, em novembro de 2017.
Para viabilizar a construção da "Pirâmide Natalina", a Prefeitura de Nova Petrópolis firmou um Termo de Cooperação com a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). O documento foi assinado dia 14 de agosto. O Município será responsável pela construção da estrutura metálica da “Pirâmide Natalina” e das fundações; cessão de espaço para montagem da estrutura; cessão de espaço público para a construção da pirâmide de natal junto à Praça das Flores e divulgação do evento natalino.
O Município já realizou a licitação para a construção da estrutura metálica. A empresa vencedora foi Metalúrgica Federhen Ltda – ME, com o valor de R$ 35.987,10. As fundações serão construídas pelas equipes da Prefeitura Municipal.
O projeto da "Pirâmide Natalina" terá o valor total de mais de R$ 100 mil. A Prefeitura de Nova Petrópolis, ACINP, Sicredi e Piá investirão nesta proposta, além de outros parceiros, que também devem aderir. Já confirmaram apoio ao projeto: Estofados Germânia, Kukos Importadora, Casa das Artes, Light Store, engenheiro Marcelo Borges, arquiteta Anemarie Drechsler, arquiteto Fábio Spier, Floricultura Úrsula, Michele Malhas e Malharia Brilhante.
“Desde a primeira reunião, a Prefeitura se colocou como parceira da iniciativa. A "Pirâmide Natalina" agregará positivamente na decoração do Natal no Jardim da Serra Gaúcha, sempre enaltecendo nossa identidade germânica. Não poupamos esforços para dar andamento aos trâmites necessários à execução deste projeto”, disse o prefeito Lelo. “Os milhares de turistas que visitam nossa Região na época de Natal terão uma linda surpresa ao chegar em Nova Petrópolis”, enfatizou.
As empresárias Adriana Kehl Bauer, da Estofados Germânia e Ingrid Deppe, da Kukos Importadora, integrantes do Departamento de Comércio da ACINP, propuseram a ideia. Após reuniões realizadas entre o Poder Público e a iniciativa privada, definiu-se a parceria no dia 20 de julho.
O prefeito Regis Luiz Hahn elogiou o fato da iniciativa privada estar vindo ao encontro do Poder Público, colaborando para o fortalecimento do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. “Parabéns às autoras, Adriana Kehl Bauer e Ingrid Deppe, pela magnífica ideia. Certamente a “Pirâmide Natalina” irá fortalecer nosso evento de Natal”, declarou o prefeito Lelo.
A “Pirâmide Natalina” terá 6m de diâmetro por 11,30m de altura e a estrutura será metálica, com acabamento em madeira naval. Será finalizada com detalhes artesanais. O adorno tem uma forma piramidal com hélices em seu topo e, na base, são colocadas velas. Dentro da pirâmide haverá figuras típicas de Natal, como presépio e anjos, que giram com o movimento das hélices como um carrossel. Um presépio e anjos serão criados e tudo será complementado com iluminação. O projeto conta com a colaboração voluntária de arquitetos e engenheiros de Nova Petrópolis, bem como, das empresas das idealizadoras.