03/11/2017

Nova Petrópolis realiza mobilização contra o Aedes aegypti

Ações preventivas ocorreram de 23 a 27 de outubro no Município...

A Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Saúde e Assistência Social Contra o Aedes aegypti envolveu cerca de 1.664 pessoas, entre alunos e comunidade em geral e 191 profissionais, entre professores, monitores de educação infantil e agentes comunitários de saúde e de endemias. No período de 23 a 27 de outubro, Nova Petrópolis realizou atividades de prevenção ao vetor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya.
Durante a Semana Nacional de Mobilização foram realizados mutirões de limpeza, atividades lúdicas, murais informativos e inspeção nos cemitérios da zona urbana e rural. Também foram coletadas 36 amostras, sendo 186 larvas e 32 pupas. Nenhuma amostra foi positiva para o Aedes aegypti e Nova Petrópolis continua classificada como Município não infestado.
A comunidade deve continuar vigilante para que Nova Petrópolis mantenha a condição de Município não infestado. Cada morador pode inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo.
Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto de pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.
Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Foto: Divulgação | VISA PMNP