15/09/2017

Nova Petrópolis promove atividades durante o Setembro Amarelo

Campanha de prevenção ao suicídio visa mobilizar e alertar a comunidade...

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, realizada desde 2015, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Nova Petrópolis está engajada na mobilização e desenvolverá ações junto às equipes de saúde e abertas à comunidade.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova, assistente social Rosane Monteiro, as atividades do Setembro Amarelo serão mais internas. “Teremos ações voltadas aos profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Nova Petrópolis, bem como, aos pacientes do CAPS e familiares dos usuários”, disse.
A programação do Setembro Amarelo em Nova Petrópolis terá Rodas de Conversa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante as reunião técnicas e nos grupos e oficinas do CAPS nos dias de atividades terapêuticas. No dia 29 de setembro, haverá Cine Debate no Hospital Nova Petrópolis para os profissionais da instituição de saúde. Além disso, ocorre a distribuição de material informativo para os técnicos da área e agentes comunitários de saúde, com dados sobre causas, estatísticas, encaminhamentos, mitos e verdades a respeito do suicídio.
“Buscamos capacitar toda a equipe para atender com escuta e acolhida qualificada os pacientes com pensamento, tentativas e riscos de suicídio e outras crises. Os profissionais têm participado de cursos, seminários e capacitações, por iniciativa da equipe de saúde mental e Secretaria Municipal de Saúde”, ponderou a coordenadora do CAPS.
No dia 28 de setembro, toda a comunidade está convidada a participar da ação na Praça das Flores, das 13h30min às 14h30min. A atividade “Falando em Setembro Amarelo” reunirá pacientes do CAPS e técnicos, identificados com roupas e acessórios amarelos, em um ato de mobilização pela vida.