14/09/2017

Nova Petrópolis mobilizará futuros condutores na Semana Nacional de Trânsito

Atividades com alunos do Ensino Médio ocorrem de 18 a 24 de setembro...

LEGENDA: Durante a campanha Maio Amarelo todas as escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil desenvolveram açõesLEGENDA: Durante a campanha Maio Amarelo todas as escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil desenvolveram açõesificou as atividades voltadas à mobilização e conscientização para redução de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro. Durante a campanha Maio Amarelo, houve adesão de todas as escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil às ações desenvolvidas. Na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 24 de setembro, o Município irá priorizar e contemplar cerca de 650 alunos do Ensino Médio.
“Estamos fazendo um trabalho inédito no Município, cujas ações estarão focadas nos próximos e futuros condutores. Toda campanha visará conscientizar, sensibilizar e fortalecer o compromisso com o humano. Convidaremos os jovens de Nova Petrópolis, nossos pedestres, ciclistas, skatistas, passageiros e futuros condutores habilitados a serem mais conscientes, responsáveis e assumirem a postura digna, de colaboradores, aliados e defensores pela causa dos Amigos do Trânsito. Que cada um, no seu convívio familiar, dissemine as boas ações e alerte para os perigos do trânsito e suas consequências. Respeitar para ser respeitado”, declarou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
No dia 13 de setembro, o prefeito Regis Luiz Hahn assinou o Decreto nº 184.2017, regulamentando a Semana Nacional do Trânsito e instituindo a Programação Especial Alusiva à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 24 de setembro, em Nova Petrópolis.
De acordo com a programação, no dia 18, às 8h30min, haverá um ato solene no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, com a presença dos integrantes da comissão organizadora, representantes do Poder Executivo e Legislativo, imprensa e representantes de uma escola da rede privada e outra estadual pública. Na ocasião, o chefe do posto local da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Fornari, ministrará uma palestra.
Dia 19 de setembro, duas palestras serão ministradas pelo representante da Brigada Militar, na Escola Bom Pastor. Em data a definir, em virtude da greve e paralisação parcial na escola, também serão ministradas quatro palestras com a equipe do Centro de Formação de Condutores (CFC) de Nova Petrópolis, no Colégio Estadual Padre Werner. Caso este propósito não ocorra na Semana Nacional do Trânsito, as mesmas palestras serão ofertadas posteriormente, em data a definir.
“As palestras apresentarão o cenário nacional e regional, abordarão índices e estatísticas anuais, para fins de verificação e análise de dados. Também serão apresentados vídeos impactantes sobre acidentes e suas consequências. Principais causas de acidentes, condutas e responsabilidades dos ciclistas, motociclistas, pedestres, passageiros e condutores. Legislação, penalidades, custos e impactos financeiros para quem infringir as normas e a legislação vigente serão temas. Procedimentos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação também serão trabalhados durante as palestras”, informou o secretário Municipal, Ricardo Lawrenz.
A comissão que coordena a programação é composta por representantes da Prefeitura Municipal, da Delegacia de Polícia Civil, da PRF – Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, pelo Centro de Habilitação de Condutores NEOTRAN de Nova Petrópolis e por integrantes do Conselho Municipal de Trânsito.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Guilherme Kaiser | Arquivo Comunicação PMNP