06/11/2017

Nova Petrópolis enaltece saúde da mulher no Outubro Rosa

Atividades e exames marcaram mês de conscientização sobre câncer de mama...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), promoveram diversas atividades em prol da campanha Outubro Rosa. Caminhadas, palestras, encontros e exames marcaram o mês de conscientização sobre o câncer de mama e saúde da mulher em Nova Petrópolis. Em 2017, a campanha inovou ao disponibilizar atendimento na Casa de Vidro, montada na Praça das Flores.
Segundo a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, a campanha Outubro Rosa deste ano foi um sucesso. “Todas as equipes de saúde participaram ativamente do movimento e ofereceram momentos importantes de esclarecimentos a respeito do câncer e possibilidades de autocuidado. Nova Petrópolis está afinada com as ações em saúde, e vem despontando cada vez mais no cenário estadual com práticas efetivas de cuidado e conscientização”, destaca a secretária.
Nova Petrópolis possui uma médica ginecologista que atende, quinzenalmente, na UBS Centro. Segundo a Secretaria de Saúde e Assistência Social, são realizadas 80 consultas, por mês, na especialidade de ginecologia. Os médicos da Rede de Atenção Básica também atendem mulheres com problemas ginecológicos nas sete Unidades Básicas de Saúde do Município.
Nas UBSs de Nova Petrópolis, 90 exames preventivos de colo de útero são realizados mensalmente e, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por mês, são feitos 55 exames de mamografias em Nova Petrópolis e em Dois Irmãos. Atualmente, a fila de espera para exames de mamografias no Município é de cerca de dois meses.
“Atualmente, Nova Petrópolis possui 58 pacientes sendo acompanhados no tratamento de neoplasias (tumores). Desde 2013, o Município tem 33 pacientes com neoplasia de mama sendo acompanhados e tratados”, destaca a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Fagundes.
Iniciativas como o Chá da Amizade promovem a saúde da mulher e contribuem para o diagnóstico e tratamento do câncer em Nova Petrópolis. O evento beneficente ocorre dia 8 de novembro, às 19h30min, na Sociedade Tiro ao Alvo. Em 2017, 49 patronesses serão responsáveis por reunir os convidados, organizar as mesas e oferecer as delícias do chá. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é parceira na realização do evento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), em parceria com a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis