26/01/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Município promove formação para professores da educação infantil

Capacitação é dirigida por profissionais da Universidade de Caxias do Sul e focada em comunicação não-violenta

Começou nessa quinta-feira, 25 de janeiro, e segue nesta sexta-feira, 26, a formação organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, direcionada aos professores das escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. O curso acontece na Escola Otto Hoffmann, no bairro Pousada da Neve, e é proferida por profissionais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com foco na educação não-violenta e na cultura da paz para a formação docente.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito em exercício, Martim Wissmann, falou sobre a importância desse tipo de capacitação para oferecer estratégias para atuar com as crianças em sala de aula, de forma que seja possível conciliar o cuidado com a oferta de atividades interessantes. Nesse sentido, o prefeito também destacou o trabalho feito pelo Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia), criado em 2022, que atende na retaguarda das escolas para ajudar com as dificuldades, e sobre a contratação de profissional de psicologia para estar na Secretaria de Educação para prestar suporte às escolas, estudantes e professores nas suas dificuldades.

Na abertura, a relevância desse tipo de capacitação foi destacada pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal. Ela desejou boas-vindas aos professores para o ano letivo de 2024 e pediu que aproveitassem esse momento para adquirir ainda mais conhecimento. “Confio em vocês e na nossa equipe, e neste ano estaremos ainda mais perto das comunidades escolares para ajudar em tudo que vocês precisarem”, afirmou.

A primeira palestra de quinta-feira foi sobre o “Currículo da educação infantil no enfrentamento às diferentes formas de violência”, proferida pela professora Patrícia Giuriatti. Ela abordou as marcas que ficam nas crianças durante a passagem pela educação infantil e os tipos de violência que acabam sendo praticados no ambiente escolar, além de propor formas de como manter uma comunicação não-violenta com os pequenos através de exemplos práticos.

Ainda durante a quinta-feira, e também nesta sexta-feira, são oferecidos minicursos, com temas como “A cultura da paz e da não-violência no/e/para o desenvolvimento de bebês e crianças”, “A cultura da paz e da não-violência no brincar”, e “A cultura da paz e da não-violência com crianças autistas”. As aulas são proferidas pelos professores Délcio Agliardi, Lilibth Wilmsen, Maria Christine Carara, Patrícia Giuriatti e Sarai Fernandez, e pelos licenciados em Artes Plásticas, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso.

A capacitação oferecida aos professores da educação infantil do Município busca prepará-los para o retorno à sala de aula neste ano. As aulas da educação infantil retornam em 30 de janeiro, próxima terça-feira. Também nesta semana, as equipes diretivas das escolas participam de curso da DPM Educação, em Porto Alegre.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP