29/08/2017

Monumento Portal da Imigração Alemã será restaurado

Recuperação do atrativo turístico teve início no dia 28 de agosto...

Construído em homenagem aos primeiros imigrantes alemães que chegaram a Nova Petrópolis, o monumento Portal da Imigração Alemã vai passar por uma reforma. A obra de restauração do monumento, localizado na Praça das Flores, às margens da Avenida 15 de Novembro, teve início na segunda-feira, 28 de agosto. A Administração Municipal contratou a empresa Pinturas Simon para realizar a limpeza do portal, restaurar as partes danificadas e pintar o monumento, com o intuito de recuperar as características originais do atrativo turístico, inaugurado em 1992.
A decisão de restaurar o portal, que já estava nos planos da Administração Municipal, foi antecipada após o corte indevido das raízes de hera, planta que cobria o monumento. Em março deste ano, foi aberta uma sindicância com o objetivo de esclarecer o motivo desse corte não autorizado, durante o processo de revitalização da Praça das Flores. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o corte da vegetação não representa nenhum tipo de dano ambiental, já que a planta em questão é classificada como exótica e invasora.
Segundo o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, o momento de reformar o atrativo turístico é oportuno. “Já estávamos estudando a revitalização do monumento e esse ato que acabou matando a vegetação, no fim das contas, nos ajudou a decidir o tipo de reforma que já iniciamos. Com certeza teremos um Portal da Imigração Alemã muito mais imponente, bonito e fiel ao seu propósito original após essa restauração”, destacou o prefeito.
O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Staudt, destaca que o contexto histórico do monumento foi relevante na hora de escolher o tipo de reforma. “Originalmente, o atrativo se chamaria Monumento aos Imigrantes, não possuía o “verde” no nome, e seria construído em outro local. Nos empenhamos em pesquisar a origem desse atrativo turístico para não cometermos equívocos e recuperá-lo da melhor forma possível, retomando algumas de suas características originais”, pontuou Staudt.
A previsão é que a reforma do Portal da Imigração Alemã, na qual o Poder Público vai investir R$ 7.800,00 em recursos, seja concluída na segunda semana de setembro deste ano. Na obra de restauração do monumento estão previstos os trabalhos de retirada dos restos de vegetação que cobrem o portal, restauração das partes de concreto danificadas e pintura do monumento. Além disso, após a conclusão da reforma, a Administração Municipal pretende ornamentar o portal com luzes, com o objetivo de realçar suas caraterísticas originais.