26/01/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Gibi Sem Dono é atividade do verão no Dia Nacional das Histórias em Quadrinho

Gibis serão espalhados pela Praça das Flores e Rua Coberta na terça-feira, 30 de janeiro, para que o público possa ler gratuitamente

Na terça-feira, 30 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho, e, para marcar a data, a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva promove mais uma edição do Gibi Sem Dono. A proposta da atividade é espalhar por diversos cantos da Praça das Flores e da Rua Coberta de Nova Petrópolis exemplares de gibis, que poderão ser lidos, folheados e aproveitados pelos frequentadores desses espaços, gratuitamente neste dia.

O Gibi Sem Dono é parte da programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha de 2024, que começou no dia 20 de janeiro e segue até 10 de março, com atrações musicais, em meio a natureza e também para todos os públicos. Confira a programação completa em https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br/eventos/verao-no-jardim-da-serra-gaucha-2024.

Como vai funcionar

Na terça-feira, das 14h às 17h, haverá gibis dos mais diversos temas e personagens distribuídos pelos espaços da Praça das Flores e da Rua Coberta. Esses quadrinhos poderão ser livremente lidos e aproveitados pelos frequentadores.

Conforme a bibliotecária Susana Carrasco, que está à frente da organização, os gibis estão etiquetados com o nome do projeto. “Após lido, o gibi deverá ser recolocado no local ou em outro espaço público, para que a corrente de leitura continue”, orienta. Caso prefira, o leitor pode informar pelo email livrosemdono@gmail.com em que local deixará o gibi.

30 anos da Biblioteca

A equipe do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública estão preparando uma vasta programação para a semana do aniversário da Biblioteca, de 26 de fevereiro a 1º de março. As atividades estão em planejamento e serão divulgadas em breve, integrando a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

A Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis fica localizada na rua Tiradentes, 256, no centro, e homenageia Elsa Hofstätter da Silva. Seu nome, inclusive, foi instituído pela Lei Municipal nº 1.192 de julho de 1990, para lembrar a professora, musicista, pianista, teatróloga e escritora nascida em 1891, em São Leopoldo, mas que fixou residência em Nova Petrópolis após a aposentadoria. A professora Elsa participou de diversas atividades sociais no município e foi a autora da letra e da música do hino da cidade.

Crédito das fotos: Fotos 50mm