22/12/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Cras de Nova Petrópolis conclui formação de três jovens para o primeiro emprego

Curso foi oferecido pela Prefeitura Municipal e teve 18h de duração

Ingressar no mercado de trabalho é o objetivo de muitos jovens que estão prestes a concluir o ensino médio, mas, por esbarrar na falta de preparo, têm dificuldade de acessar as vagas disponibilizadas em Nova Petrópolis. Para transpor essa barreira e também atender a necessidade de empresas locais, a Prefeitura ofereceu pela primeira vez, neste ano, um curso voltado a adolescentes interessados em ingressar no primeiro emprego.

Três jovens concluíram a formação para o mercado de trabalho conduzida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Petrópolis. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nessa quinta-feira, 21 de dezembro, com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann. Os adolescentes formados são Igor de Castro, Larissa de Castro e Isaque Santos da Silva, todos com 16 anos de idade.

De acordo com as ministrantes do curso, Thainara Zummach e Aliane Menezes, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e educadora social, respectivamente, a capacitação surgiu como uma oportunidade de preparar jovens a estarem mais qualificados para as vagas de emprego oferecidas na cidade.

O vice-prefeito Martim Wissmann afirmou na cerimônia aos adolescentes que esse é um primeiro passo, mas que eles devem aproveitar todas as oportunidades que surgirem para se capacitarem. Ele apontou ainda o uso correto das redes sociais e a dedicação às atividades como diferenciais para o desenvolvimento profissional deles. “Aproveitem as oportunidades, se dediquem, e sejam muito sinceros nas entrevistas. Esses são os conselhos que deixo para vocês”, disse Martim.

A coordenadora do Cras, Anita Haugg, acompanhou a entrega dos certificados e reforçou a importância desses jovens conhecerem seus direitos trabalhistas. “As empresas boas são aquelas que conduzem os seus funcionários no caminho da cidadania, assinando a carteira de trabalho e pagando regularmente o salário, por exemplo. Ser cidadão não é apenas ter um CPF, mas ter deveres, e, em cima disso, seus direitos", destacou.

Para a jovem Larissa de Castro, a expectativa com o curso é de que seria como na escola, mas se surpreendeu. "Na escola os professores passam as informações e a gente precisa prestar atenção, mas foi diferente. Nos sentamos para conversar, fizemos testes, as professoras ouviram nossa opinião, então foi muito bom", contou. A mãe dos irmãos Larissa e Igor, Luciane Bloedorn de Castro, participou da cerimônia.

O curso

Com duração de 18h/aula, sendo 16h presenciais e 2h de atividades remotas, os estudantes aprenderam durante o curso de preparação para o mercado de trabalho, a elaborar um currículo; a se comportar em entrevistas de emprego – tendo participado de uma entrevista simulada -; realizaram testes vocacionais para identificar suas aptidões e conheceram as plataformas e empreendimentos em que podem se candidatar às vagas.

A partir de agora, a equipe do Cras dará suporte aos três adolescentes para que encontrem vagas de primeiro emprego ou estágios, em que possam desenvolver o que aprenderam durante o curso.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP