01/11/2017

Consulta Popular 2016 beneficia agroindústrias de Nova Petrópolis

Equipamentos para produção de farináceos serão adquiridos com valor do financiamento...

Duas famílias de Nova Petrópolis foram beneficiadas com o recurso da Consulta Popular 2016, que será pago por meio do Fundo Estadual ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Os contratos do financiamento foram assinados na segunda-feira, 30 de outubro, no tabelionato de Nova Petrópolis.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Lari Orgélio Nienow, e o responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen, presenciaram a assinatura dos documentos.
A agroindústria familiar de farináceos de propriedade de Carla Pilz Pinnow e Alexandre Ehrenbrink, da Linha Araripe, receberá o financiamento de R$ 29.995,00, e outra agroindústria de Leila Doroteia Knorst, do Pinhal Alto, receberá R$ 42 mil. Os produtores irão pagar 20% do valor do financiamento, em cinco anos, sem juros. O recurso deve ser liberado até dezembro de 2017.
A proposta da Administração Municipal é fomentar a criação de novas agroindústrias familiares e oferecer suporte para as existentes. “O sistema proporciona ao produtor agregar valor quando processa a matéria-prima, cria métodos de trabalho e dá autonomia em relação às condições climáticas. A agroindústria familiar também auxilia a manter os jovens trabalhando no setor primário”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima.
O Município ainda tem demandas pendentes referentes à Consulta Popular 2016. Rede de luz e poço artesiano no Ninho das Águias e a rede de água no Chapadão são algumas das propostas aprovadas pela Consulta Popular e que devem ser entregues ao Município ainda em 2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis