06/10/2017

Administração Municipal investe em sistema de videomonitoramento de patrimônio público

Poder Público realizou a instalação de câmeras para aumentar a proteção do patrimônio e segurança do munícipe...

A Administração Municipal de Nova Petrópolis, visando aumentar a segurança no Município, investiu na implementação de pontos de videomonitoramento de bens públicos. Até o momento, foram investidos R$ 25 mil na compra de 38 câmeras, três DVRS (equipamentos que armazenam as imagens captadas) e uma televisão, além da habilitação de pontos de videomonitoramento em escolas, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Secretaria Municipal de Obras e na própria sede da Prefeitura Municipal.
Graças a esse investimento da Administração Municipal, uma tentativa de furto à Secretaria Municipal de Obras, ocorrida na madrugada de quinta-feira, 6 de outubro, foi frustrada. A ação dos suspeitos, que tentaram entrar na marcenaria da Secretaria de Obras, foi captada por uma das 16 câmeras que funcionam no prédio público. Ao ver as imagens, o vigia da Secretaria de Obras acionou a Brigada Militar, que atendeu o chamado e conseguiu impedir o furto.
O sistema de videomonitoramento também está ativo na Escola Municipal Luiz Loeser, localizada no bairro Vila Olinda, na qual funciona uma câmera IP. A exemplo da Escola Luiz Loeser, a Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, no bairro Vila Germânia, também possui uma câmera instalada. O videomonitoramento também foi implementado na UBS Centro, onde sete câmeras estão em funcionamento. No prédio da Prefeitura de Nova Petrópolis, 13 câmeras operam há cerca de três anos.
Para o prefeito Regis Luiz Hahn, o empenho da Administração Municipal em melhorar a qualidade de vida em Nova Petrópolis é visível. “Não vamos hesitar em investir recursos, tanto financeiros, quanto humanos, para melhorar ainda mais a segurança na nossa cidade. Temos o sistema de videomonitoramento, conveniado com a Secretaria de Segurança Pública do RS e interveniência da Brigada Militar, em diversos pontos do Município e também as câmeras nos prédios públicos. A Administração está fazendo sua parte”, enfatizou o prefeito.
Na manhã de sexta-feira, 6 de outubro, foi ativado o sexto ponto de videomonitoramento em Nova Petrópolis. A nova câmera foi instalada no entroncamento da BR 116 com a Avenida Germânia, em frente à entrada do bairro Vila Germânia. Além disso, a Administração Municipal está finalizando a instalação de um conjunto de câmeras na Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke, localizada no bairro Vale Verde. A previsão é que o sistema de videomonitoramento da instituição de ensino esteja em funcionamento já no mês de novembro.