conteúdo do menu
conteúdo principal
08/04/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Semana do Livro de Nova Petrópolis homenageia o memorialista Ovidio Hillebrand

Programação da 17ª edição transcorre de 15 a 30 de abril, com atividades para os estudantes do 7º ano do ensino fundamental e a comunidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis promove a 17ª edição da Semana do Livro, de 15 a 30 de abril, na Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva. O evento deste ano irá homenagear Ovidio Hillebrand, professor, memorialista e guia do museu da Família Hillebrand, de Linha Imperial, e conhecido pelo trabalho de resgate histórico sobre a imigração alemã através de seus registros familiares. A programação está inserida na Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e contará com palestras abertas à comunidade.

Conforme a bibliotecária Susana Carrasco, durante a Semana do Livro de Nova Petrópolis, os estudantes dos 7º anos do ensino fundamental das escolas da cidade irão participar de atividades na Biblioteca Pública, com aproximadamente 50 minutos de duração. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma tarefa individual, envolvendo leitura, sobre a imigração alemã, tendo como referência a obra “Relíquias de uma vida”, do memorialista Ovidio Hillebrand.

São esperados cerca de 250 estudantes durante os 15 dias de programação. A equipe da Biblioteca já entrou em contato com as escolas para agendar a participação das turmas, assim como mediou a organização do deslocamento dos estudantes junto ao setor de Transportes da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Além das atividades com os estudantes, também estão previstas palestras neste período, tratando sobre a imigração alemã. A programação completa será divulgada em breve.

A 17ª Semana do Livro de Nova Petrópolis está inserida na programação da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura. O evento tradicionalmente homenageia os escritores Monteiro Lobato – considerado pai da literatura infantil brasileira – e Miguel de Cervantes – autor da obra Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno. Neste ano, também fará referência ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, através da leitura da obra do memorialista Ovidio Hillebrand, homenageado do evento de 2024.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias