12/04/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Semana do Livro 2024 terá palestras e sarau com escritores

Programação encerra com explanação do memorialista Ovídio Hillebrand

A 17ª Semana do Livro de Nova Petrópolis começa nesta segunda-feira, 15 de abril, e terá programação que vai além da visitação dos estudantes das escolas da cidade à Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva. A primeira atividade aberta à comunidade será uma palestra com a escritora Helena Klein, no dia 18 de abril. O evento segue no restante do mês e encerra no dia 2 de maio, com explanação do memorialista Ovídio Hillebrand.

Abrindo a programação voltada ao público geral, a escritora e agente cultural Helena Klein irá apresentar a palestra “De Monteiro Lobato ao mercado editorial”, para falar sobre as transformações que a produção literária tem passado ao longo dos anos. A conversa será no dia 18 de abril, próxima quinta-feira, às 19h15, na Biblioteca.

Na semana seguinte, dia 24 de abril, o Departamento de Cultura de Nova Petrópolis promoverá o Sarau dos Escritores, um bate-papo sobre os lançamentos literários locais deste ano. Será às 19h, também na Biblioteca Municipal.

Em função de agenda, a 17ª Semana do Livro foi estendida até o dia 2 de maio, quando será encerrada com palestra do memorialista Ovídio Hillebrand, que abordará a imigração alemã sob o ponto de vista da história de sua família – relatos encontrados no livro “Relíquias de uma vida”, de sua autoria. A apresentação será na Biblioteca, às 19h20, fechando a programação.

O cronograma completo da Semana do Livro de Nova Petrópolis, prevê ainda visitação de turmas dos 7º anos do ensino fundamental das escolas locais. As visitas foram agendadas pela equipe da Biblioteca diretamente com as escolas, assim como organizada a logística de transporte dos alunos com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Semana do Livro

A 17ª Semana do Livro de Nova Petrópolis é organizada pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, e está inserida na programação da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura. O evento tradicionalmente homenageia os escritores Monteiro Lobato – considerado pai da literatura infantil brasileira – e Miguel de Cervantes – autor da obra Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno. Neste ano, também fará referência ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, através da leitura da obra do memorialista Ovídio Hillebrand, homenageado do evento de 2024.

Crédito da foto: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP