conteúdo do menu
conteúdo principal
26/03/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Pesquisa sobre a relação entre a espinheira santa e o refluxo é aplicada em Nova Petrópolis

Interessados devem comparecer à UBS Centro, no dia 13 de abril, para ingressar no estudo e receber orientações

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

Nova Petrópolis irá sediar, no dia 13 de abril, sábado, na unidade básica de saúde do Centro, das 8h às 15h, uma ação da pesquisa sobre a relação entre a espinheira santa (erva medicinal) e o refluxo gástrico. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e busca interessados em participar.

São convidados a participar todos os cidadãos entre 18 e 80 anos de idade, que possuem sintomas como regurgitação, gosto azedo ou amargo na boca, dor epigástrica, dor em queimação, entre outros.

A participação no projeto tem duração de 28 dias, quando o paciente deverá ingerir três capsulas com a erva medicinal processada, duas vezes ao dia – sendo 30 minutos antes do café da manhã e do jantar. No dia 13 de abril, primeiro dia de participação, será aplicado questionário e coletada amostra de saliva e feito o swab bucal (recolhida amostra interna com uso de um cotonete estéril).

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis pede a colaboração dos cidadãos e convida todos a participar do estudo, cujos dados poderão embasar o uso da erva medicinal espinheira santa para os males envolvendo o sistema digestivo. 

 

Crédito da foto: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias