07/05/2024

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura e Luz da Serra promovem live para esclarecer situação de calamidade do município

Recuperação dos acessos à cidade, garantia dos atendimentos em saúde e de pessoas em situação de risco foram destacados na transmissão de vídeo

A Prefeitura de Nova Petrópolis e a empresa Luz da Serra promoveram uma live pelas redes sociais nessa segunda-feira, 6 de maio, com a finalidade de prestar esclarecimentos à população sobre a situação de calamidade pública que o município se encontra após os desastres naturais da última semana. A transmissão de vídeo foi mediada pelo cofundador da Luz da Serra, Bruno Gimenes, com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf, do comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Lucas Attmann, e do vice-prefeito Martim Wissmann.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destacou que Nova Petrópolis está enquadrada no decreto de calamidade pública do Governo do Estado, na posição 181, e o documento foi reconhecido pelo Governo Federal. Com isso, devido a gravidade da situação, será possível acessar com mais facilidade recursos da União para reconstrução das áreas atingidas e as vítimas poderão contar com auxílios financeiros em breve.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Lucas Attmann, falou sobre os trabalhos de resgate. Informou que desde a quarta-feira, 1º de maio, foram registrados 52 atendimentos, número que pode ser maior, pois uma ocorrência pode ter resultado em outras. Os registros também mostram que até a noite desse domingo, dia 5, os Bombeiros Voluntários resgataram 59 pessoas, sendo 19 com o uso do helicóptero locado pela empresa Luz da Serra com o apoio de parceiros. “São 47 bombeiros em campo e mais de 1700 horas de trabalho para atender aos pedidos de socorro”, disse Lucas.

Esclarecimentos sobre a situação dos serviços de saúde e assistência social foram feitos pelo vice-prefeito Martim Wissmann. Ele relatou o empenho da equipe da Secretaria Municipal para garantir atendimento no Hospital Nova Petrópolis, pois muitos profissionais vêm de outras cidades para atuar nos plantões e precisaram ser substituídos. A organização logística possibilitou o encaminhamento de pacientes de quimioterapia e hemodiálise para outros municípios, para dar continuidade aos teus tratamentos. Em relação às doações, elas continuam sendo recebidas no Cras e enviadas aos abrigos que acolhem os que precisam sair de suas casas nesse momento – na segunda-feira eram 26 pessoas abrigadas.

Durante a transmissão de vídeo, foram pontuadas as medidas que a Prefeitura tomou para garantir o atendimento a população após os desastres. O prefeito Darlei afirmou que a prioridade inicial foi salvar vidas, o que ficou comprovado com a garantia de que não houveram mortes e nem pessoas feridas até o momento. Agora, começam os trabalhos de recuperação das estradas e estruturas atingidas e de retomada dos trabalhos nas escolas, cujas aulas devem começar a retornar nesta terça-feira, 7 de maio.

Os secretários de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva, e de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz, também participaram para colaborar nos esclarecimentos à população.

Recuperação das estradas

Em relação à recuperação dos acessos ao município, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) já recuperou a maior parte dos estragos nos trechos bloqueados da ERS 235, entre Gramado e Nova Petrópolis. A rodovia teve o trânsito liberado na noite de domingo, o que também ocorreu entre Nova Petrópolis e Picada Café, possibilitando um acesso à região metropolitana do estado e outras localidades.

Agora, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalham em São José do Caí, e irão, assim que o terreno estiver estável, realizar a recuperação da estrada de Arroio Paixão – uma das alternativas para transitar em direção à Caxias do Sul, enquanto a BR-116 não estiver liberada novamente.