03:27 - 21 de Agosto de 2018

Notícias

Nova Petrópolis dá início à 12ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb
24-04-2018
Nova Petrópolis dá início à 12ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb
A 12ª edição da Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb teve início nesta terça-feira, 24 de abril, com a cerimônia de abertura do evento esportivo e realização da modalidade atletismo, com as categorias infantil e juvenil, na Pista Atlética do Colégio Frederico Michaelsen. A próxima etapa da competição escolar ocorre categorias pré-mirim e mirim, no dia 2 de maio, com a modalidade atletismo.

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, representou o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, no evento que contou com a participação do patrono da olimpíada, Professor Geraldo Kolb; do coordenador do Departamento de Desporto, Luiz Port, e demais integrantes do setor; do coordenador da Olimpíada Escolar, Bruno Kehl; do professor Paulo Schoeler, e do homenageado da edição, professor Daniel Emil Roese. Os alunos das escolas Municipais, Estaduais e particulares de Nova Petrópolis e os professores também participaram da cerimônia.

“Nova Petrópolis é um lugar de pessoas que fazem a diferença e, hoje, vocês têm a oportunidade de aproveitar tudo o que foi construído por essas pessoas”, destacou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. “Fico feliz de ver todos aqui gerando memórias. Aproveitem, porque daqui a alguns anos só vão restar lembranças e espero que sejam ótimas recordações desse momento. Desejo uma ótima Olimpíada Escolar aos alunos; parabenizo o homenageado, professor Daniel Emil Roes, pelo trabalho realizado em prol do esporte no Município e agradeço aos professores e ao Departamento de Desporto pela organização da competição”, ressaltou Soares.

Todos os anos, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb presta uma justa homenagem a uma pessoa que tenha se destacado dentro da sua área de atuação em prol da difusão e aprimoramento do esporte no Município. “Em 2018, escolhemos o professor de Educação Física, Daniel Emil Roese, para ser o homenageado por ser uma das personalidades de destaque no voleibol no Município e criador do Projeto Vôlei Nova Petrópolis. Além disso, Daniel foi um grande incentivador do esporte escolar porque, antes da criação da Olimpíada Escolar, já realizava competições em diferentes modalidades esportivas com os alunos do Município”, destaca o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl. “Se hoje a Olimpíada Escolar possui tamanha relevância para o esporte Municipal, é por significativa influência do professor Daniel”, enaltece Kehl.

Com uma história firmada na dedicação e coragem de tentar o novo, Daniel Emil Roese, aos 54 anos, colhe os frutos de uma trajetória de sucesso. Formado em Educação Física pela Universidade Feevale há 33 anos, iniciou sua história no voleibol ainda durante o Ensino Médio. “Fui incentivado pelo exemplo. Os professores Geraldo Kolb e Valmor Schommer foram minha referência no voleibol e me mostraram a magia que o esporte tem e que cativa aqueles que se permitem”, evidencia Roese.

“Aproveitei as oportunidades”. Daniel Emil Roese enaltece a importância da confiança investida nele para conduzir o esporte na escola em que estudara e se tornaria professor. Lecionou durante 28 anos no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e adquiriu experiência com as oportunidades. “Sou muito grato pela confiança que depositaram em mim”, ressalta Roese.

Em 2001 um novo capítulo da história do professor Daniel iniciou com a criação do Projeto Vôlei Nova Petrópolis. “Trabalhar com crianças e adolescentes e com a formação da personalidade desses jovens por meio do esporte é motivo de orgulho. O esporte permite que todos sejam iguais, sem avaliar condição financeira, raça e religiosidade. O projeto permite que os jovens cresçam por meio do esforço, dedicação e talento”, enfatiza Roese. Atualmente, o Projeto Vôlei Nova Petrópolis conta com a participação de 300 crianças e adolescentes, de dois a 17 anos.

“Acredito que deixei marcas positivas nas pessoas que conviveram comigo durante estes anos. Errei, aprendi, evolui e construí credibilidade como educador”, avalia. O dirigente esportivo aplica o conhecimento, experiência e competência para ensinar às futuras gerações os processos e a importância do projeto para a sociedade. “A nossa maior riqueza é a credibilidade que conquistamos com o trabalho realizado com crianças e adolescentes no Projeto Vôlei Nova Petrópolis”, salienta Roese, que é presidente da Associação Nova Esportes, Recreação e Lazer (Anerel), entidade que coordena o Projeto Vôlei Nova Petrópolis.

“Eu fiz muito! Não fiquei de braços cruzados, fui protagonista e, se preciso fosse, faria tudo de novo”, ressalta Roese. O homenageado carrega uma trajetória de perseverança e entusiasmo e esses princípios, segundo ele, foram os que o educador transmitiu aos alunos e atletas durante os anos. “Deixo um legado, acredito, importante para a construção de uma sociedade melhor e tenho a tranquilidade de saber que contribui para a evolução do esporte no Município”, destaca o professor.

“Aos jovens, peço mais paciência e tolerância. Utilizem as tecnologias a favor de si e, quem sabe, também para para entender, por meio dela, a importância da atividade física”, instiga o professor Daniel. “Fico muito orgulhoso por ter meu nome junto ao de pessoas que foram minhas referências no esporte”, reflete Roese.

Tênis de mesa: a novidade da 12ª edição

Em 2018, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb inova e inclui a competição de tênis de mesa às modalidades. As escolas inseriram o esporte durante as aulas de Educação Física para preparar os estudantes para a competição a nível Municipal. “O tênis de mesa é um esporte olímpico e algumas escolas já praticam durante as aulas de Educação Física e o recreio”, destaca o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl.

A 12ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, por meio do Departamento Municipal de Desporto. A competição envolve as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil durante todo o ano letivo nas modalidades atletismo, voleibol e minivôlei, futsal, handebol, tênis de mesa e jogos de raciocínio.





Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: