conteúdo do menu
conteúdo principal
30/04/2025

Secretaria de Turismo e Cultura

Novas propostas culturais marcam a 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis

Evento reuniu comunidade cultural, apresentou balanço das ações e aprovou novas proposições para o futuro da cultura no Município

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Com o tema “A união da nossa cultura”, aconteceu no último sábado, 26 de abril, a 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis, no auditório do Centro de Eventos. O encontro, que teve seis proposições da comunidade aprovadas, reuniu autoridades municipais, representantes de entidades e agentes culturais. A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, que encantou o público com seu repertório.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, ressaltou a participação da cultura nos eventos promovidos pela Administração Municipal. Ele destacou o papel fundamental que a cultura exerce na construção da identidade local e na promoção do turismo, reconhecendo os esforços dos agentes culturais em manter viva a tradição e, ao mesmo tempo, inovar nas expressões artísticas da cidade.

“O trabalho dos agentes culturais é essencial para o fortalecimento de Nova Petrópolis como um polo cultural e turístico. A cultura é o coração pulsante que movimenta nossas festas, nossos encontros e nosso sentimento de pertencimento”, afirmou o prefeito.

Em sua fala, o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, abordou o tema da conferência, destacando a necessidade de valorização da cultura local e o trabalho de planejamento estratégico realizado pela Secretaria.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel, destacou a alegria em estar à frente do conselho, ressaltando a importância da união entre cultura e turismo, e desejou que todos tivessem uma excelente conferência.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, também participou da 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis.

Proposições aprovadas

No encontro, seis proposições da comunidade foram aprovadas para o segmento cultural do Município. Entre as proposições destacadas, a plenária aprovou, por unanimidade, a nomeação de Éderson Moreira do Santos, o Gaudêncio Terra, como patrono espiritual da conferência. A proposição foi apresentada por Fábio Rodrigo Guaragni e Renata de Leão Lucas.

Também foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma comissão para a viabilização de um complexo cultural que inclua concha acústica, museu e monumento para a cultura, proposição apresentada pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP).

A bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis, Susana Carrasco, apresentou três proposições. A primeira, que foi aprovada por unanimidade, é que o Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt seja incluído na programação da Semana Estadual do Livro, pelo seu caráter de guardador de obras em língua estrangeira. A segunda proposição, aprovada pela maioria, sugere que o Espaço Infantil dentro da Biblioteca Pública se chame “Espaço Infantil Gaudêncio Terra”, em homenagem a Éderson Moreira do Santos.

A terceira proposição apresentada pela bibliotecária Susana, aprovada parcialmente, solicita a viabilização da criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca, com valores de multa revertidos para a compra de livros para o acervo e não mais esse valor de multa incorporar o montante do Fundo Municipal. A plenária entendeu que essa proposição se subdivide em duas: a criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca e o valor das multas voltarem para a biblioteca. A plenária aprovou o incentivo à criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca por unanimidade, mas, entendeu que a questão orçamentária não compete à conferência.

A sexta e última proposição foi apresentada pela Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB/NP) e sugeriu o reconhecimento à contribuição cultural da comunidade pelas ações realizadas pela ADIB. Na oportunidade, o presidente da ADIB, Guilherme Thiele, relembrou a existência do Distrito dos Boêmios, reconhecido pela Câmara de Vereadores, e os 105 Anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e República Tcheca e convidou que a plenária acompanhe as redes da ADIB para se inteirar das ações em virtude dos 150 Anos de Imigração dos Boêmios no Brasil. A proposição foi aprovada pela maioria.

Outros destaques da programação

A 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis também contou com a palestra da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Rúbia Ana Mossi Frizzo, que explicou o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), comparando-o ao SUS, e ressaltou o papel fundamental dos conselhos no diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Rúbia também falou sobre a importância da cultura como motor econômico, enfatizando a valorização do trabalho dos fazedores de cultura e os avanços no repasse de recursos diretamente aos fundos municipais.

Durante os debates, temas como a revisão do Plano Municipal de Cultura, a adequação dos eixos temáticos do conselho à realidade local e a profissionalização dos agentes culturais foram abordados pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel. A união entre turismo e cultura também foi reforçada por Marcelo Becker, presidente do Conselho Municipal de Turismo, que destacou o alinhamento entre as duas áreas.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt, apresentou um extenso relatório de ações desenvolvidas pela Prefeitura ao longo do ano, entre elas: projeto Gibi Sem Dono; Lei Paulo Gustavo; evento de aniversário da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva; aulas de língua tcheca e língua alemã; comemoração do Dia Municipal de Incentivo à Leitura; Caravana da Cultura; Gincana Cultural Municipal; inauguração da nova sede do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings; Conferência Municipal da Cultura; Semana do Livro; Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão; Semana do Brincar; projeto Doe um Livro e Adote uma Planta;  lançamento e realização do Festival Internacional de Folclore; Encontro de Coros; comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã; exposição de trabalhos escolares; projeto Geografia do Pequeno Príncipe; Semana da Pátria; Festival Municipal de Música Estudantil; Salão de Artes Visuais e Artes da Infância; Olimpíada de Literatura Infantil; lançamento e realização da Feira do Livro; projeto Literatura Comentada; projeto  Prefeito por Um Dia; Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); projeto Escritores do Amanhã; projeto de Formação Musical; projeto Culturação; fanfarras escolares; manutenção da Orquestra de Sopros, Banda Municipal e Orquestra Jovem; atualização do inventário de patrimônio cultural; e plataforma Elefante Letrado.

Em seguida, Iasmin apresentou fatos gerais do Plano Municipal de Cultura a partir de um documento que está disponível com todos os eixos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais.

Ao final da conferência, foram certificados os novos agentes culturais do Município: Ketrin Ananda Kich, Adri & Nick Fotos, Nicléia Concolato de Souza e Francis Jonas Limberger.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Crédito das fotos: Divulgação | Cultura PMNP

Outras Notícias