14/06/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Eu cuido Nova Petrópolis: recolhimento de embalagens de agrotóxicos acontece no dia 16 de junho

Caminhões percorrerão o interior do Município em duas rotas a partir das 7h

As ações do projeto de sustentabilidade “Eu cuido Nova Petrópolis” têm sequência nesta quarta-feira, 16 de junho, com a 18ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos. Caminhões percorrerão o interior do Município em duas rotas a partir das 7h. Os produtores rurais devem ter cuidados especiais com as embalagens e apresentar o talão no momento da entrega.

A rota 1 iniciará às 7h na Sociedade Linha Araripe, permanecendo até às 8h. Na sequência, a Sociedade Linha Brasil (8h às 9h30), Sociedade Nove Colônias (10h às 11h), Sociedade Pinhal Alto (13h às 14h), campinho de Treze Colônias (14h30 às 15h30) e Sociedade Linha Imperial (16h às 17h).

Na rota 2, o recolhimento iniciará no horário das 7h às 7h40 na Sociedade de Linha Pirajá. Depois, Sociedade São José do Caí (8h às 9h), Sociedade Linha Temerária (9h30 às 10h30), Sociedade Tirol (10h45 às 11h15), Sociedade Arroio Paixão (11h30 às 12h), Sociedade Linha Olinda (13h15 às 14h) e Ginásio Roque Vogel/Bairro Piá (14h30 às 15h).

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela ação, as embalagens entregues para a coleta precisam ter passado pela tríplice lavagem, que deve ser realizada logo após o uso do defensivo, despejando-se a água utilizada no tanque do pulverizador. Após a lavagem, a embalagem deve ser inutilizada, com perfurações em seu fundo, e armazenada em lugar apropriada até a devolução.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, lembra que estes são cuidados que o agricultor precisa ter sempre, para que quando chegue o dia da coleta, as embalagens estejam nas condições corretas para devolução. “Seguir todas as orientações e dar a destinação correta a este tipo de embalagem é algo bastante simples e que pode evitar danos graves ao meio ambiente e à saúde”, afirma o secretário.

A 18ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos é realizada pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis em parceria com a Cooperativa Piá e Agrimar.

Crédito da foto: Divulgação/Comunicação PMNP